22.10.05

O GOLPE DE ASA





" Chegou o Presidente



A cerimónia é o poder. Anteontem, a cerimónia exibiu e estabeleceu o poder. Tudo se passou como se Cavaco Silva já fosse o Presidente. Saiu de casa popular e humilde, no meio de um pequeno ajuntamente amigável. Acompanhado pelo seu primeiro ajudante-de-campo, almoçou numa sala solene e vazia, com o mandatário nacional e o mandatário da juventude, ou seja, face a face com os representantes do povo soberano.

Entrou, com escolta, no Centro Cultural de Belém, o seu monumento. Precisamente à hora marcada, sózinho, sem um político à vista, falou ao país. Depois, condescendente, respondeu, pela pura forma, a algumas perguntas que as televisões lhe fizeram.
E voltou para casa, cercado por um cordão de guarda-costas, que abriam entre ele e a multidão a devida distância.

Do princípio ao fim, nao houve um sinal de candidatura, houve um exercício de investidura.
Um exercício tão impressionante que, tirando Soares (que escapou por acaso ou instinto), os outros candidatos aceitaram inconscientemente o vexame de se pronunciar, em pessoa e em publico, sobre as declarações do príncipe; e mesmo Soares permitiu em seu nome um comentário inepto, intinidado e reverente.

A campanha não vai ser uma campanha, vai ser, como compete, uma progressão triunfal.

No discurso, Cavaco também disse o que diria um Presidente. Antes de mais que era movido por "um imperativo de consciência", pelo estado da nação e pelo seu direito natural a emendar o presente e a salvar o futuro.A seguir, que estava acima de considerações de partido ou de interesse, ambição ou vaidade. E, por último, como é óbvio, que tencionava respeitar a lei.

Cavaco não se candidata contra ninguèm, no fundo nem se candidata, cumpre o seu dever.

Eleitoralmente, e porque não se aboliu essa formalidade, Cavaco encostou a esquerda à parede e usurpou o estatuto que teoricamente caberia a Soares. Quem o achava um amador, rodeado por amadores, levou uma lição de profissionalismo e de agilidade táctica. Agora ele não precisa de provar que o país lhe deve dar a presidência. Jerónimo, Louçã, Alegre e Soares, quando pararem de se roer e agredir, é que precisam de provar que o país não lhe deve dar a presidência.

Esse quarteto de facciosismo e hostilidade mútua caiu redondamente na oposição, ainda por cima numa oposição pouco saborosa e pouco admirável. E não tem para onde ir.

Chegou o Presidente."


Vasco Pulido Valente
publico-22.10




crstovaodovale

10 Comments:

At 4:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um texto que fica um clássico destes tempos. VPV no auge.


vasco matias

 
At 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Invulgar artigo, daqueles para integrar mais tarde um "best of" deste controverso autor e brilhante escritor.

vasco morais

 
At 6:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nao houve diferencas para os outros candidatos. Falamos antes de coisas diferentes o que torna ridiculas as comparações e mais ainda a defesa tipo coitadinho de M.Soares, mote da noite televisiva. Como costume Pulido põe o nome nos bois.

Helder Manhoso

 
At 6:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cavaco está, em termos de conduta e carácter, num patamar diferente da maior parte dos politicos portugueses. Quando se emprega a fundo em qualquer coisa - o seu modo habitual de actuar - descola autenticamente...

heitor falcão

 
At 6:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

VPV em franca recuperação!
PP

 
At 2:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É lindo ver a esquerda caviar e a esquerda lantejoula a chiar que a direita não gosta de cavaco por este ser " de origens humildes"....
Nem vão perceber o que acontece.


henrique melo

 
At 11:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Julgo que mesmo aqueles que dizem que Cavaco nao tem mundo, é de familia humilde, etc. etc. já perceberam que ele vai ser presidente.
Vai ser interessante ver esbater as "criticas" à medida que o tempo avança, e alguns deles acabarem a tecer loas...

rita marques

 
At 3:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E agora a rapaziada a tentar zurzir no ex-presidente Eanes...
Estes caramelos são de morte...

guilherme telo

 
At 4:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os ciúmes de Soares em relação a Cavaco são alucinados, porque percebe que a História acabará por se aproximar da verdade em detrimento do embuste...

franco reis

 
At 4:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! On-line discount zyrtec free free free free ultram Conferencing unit comparison Acne 2bproducts Dangers headsets Body ford gt kit mustang ultracet photos On demand propane water heaters http://www.marybentley.info/Celebrex.html Wrangler aura flat front tall pants Search engine marketing bata Wheat allergy symptom allegra allergy 1995 toyota supra drawing http://www.zyrtec-9.info/zyrtec-medication-html.html Cheapest whole sale for 10mg meridia

 

Enviar um comentário

<< Home