16.1.06

Stardust




A cápsula da sonda Stardust, que contém poeiras de estrelas e cometas fundamentais para analisar a origem do sistema solar, aterrou hoje com sucesso numa base no deserto de Utah, oeste dos Estados Unidos.

A cápsula, com um peso de 46 quilogramas, aterrou quando eram 10:12 TMG (mesma hora em Lisboa), após ter percorrido, em sete anos, 4,63 mil milhões de quilómetros no espaço, o que equivale a mais de 10.000 vezes a distância da Terra à Lua, de modo a chegar junto do cometa Wild 2, com o qual se encontrou no espaço em Janeiro de 2004, regressando de volta à Terra.

A carga celeste de partículas cósmicas- que cabe numa colher de café - será agora analisada em diversos laboratórios e centros de investigação em todo o mundo.

As partículas datam do nascimento do sistema solar, há 4,5 mil milhões de anos, e as informações químicas e físicas nelas existentes poderão revelar a história da formação dos planetas, bem como os materiais que os compõem.


Eusébio Furtado

5 Comments:

At 9:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olha que o mandarim até se comoveu na SIC notícias (logo se vê, para já é o que se arranja).
O homem está preocupado (pés na defesiva e perna cruzada alto).
Cheira-me que está a criar lastro!
R Mateus

 
At 11:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O homem está embrulhado de todo é no Ensino superior.
Vai deixar - assim que puder - o barco a adornar

 
At 9:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Agora basta aguardar uma dezena de anos para estudar um colherzinha de particulas. Aguardemos!

 
At 1:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info Kenmore replacement refrigerator handles Towa golf course new mexico Jeep repair parts Fitness stomach

 
At 1:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Big naturals taylor Hardcore janine order lexapro online self heating mask private label opt in email marketing

 

Enviar um comentário

<< Home