17.6.06

Só espanta o descaramento

"Um homem, um primeiro-ministro, depois de uma derrota eleitoral, declara o país num "pântano" e foge. Não se demite: foge da situação que ele próprio criou, enfiando no Estado milhares de funcionários (a maioria do seu partido), encorajando o consumo e o endividamento privado, deixando um défice pasmoso e quase incorrigível e uma economia arruinada. Parece que este homem, numa sociedade normal, não tornaria a mostrar a cara, excepto talvez daqui a vinte anos para pedir desculpa. Engano.
(...)
Isto já era mau. É pior quando o autor destas proezas volta, como quem não quer a coisa, com um arzinho de grande pensador para perorar sobre a pátria, a "Europa" e o futuro. Que nos tem ele a dizer? Por exemplo, que descobriu o "valor universal" da "tolerância", nomeadamente no mundo muçulmano, e que anda a "desenvolver uma teorização" sobre as leis para os refugiados "com base na sharia". Quem esperaria melhor daquela cabeça?
(...)
A personagem, que não dá sinal de arrependimento, ou vergonha, até gosta de contar a história.
Como a de Timor. Guterres promoveu a independência de Timor. Hoje admite, com a maior despreocupação e sossego, que na altura foi ingénuo. Não levou "suficientemente" em conta a "extrema fragilidade" de Timor. Ou seja, não se lembrou, coitado, que para sobreviver Timor não dispensava uma economia viável e algum pessoal de governo, educado e, pelo menos, meio sério. Distracções. Agora, que a comunidade internacional se encarregue do caso. E permanentemente, porque se resolver sair, excepto por um milagre, cai tudo outra vez no chão.
Guterres não mudou: o que não espanta.
Só espanta o descaramento."

Vasco Pulido Valente
(Publico-17.6)


crisdovale

13 Comments:

At 5:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De quando em vez a lucidez de VPV.
Mas, infelizmente, cada vez mais espaçada, sem que de tal, o próprio e alguns dos seu apoiantes, tenha(m) consciência...ou...
LC

 
At 5:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fomos quase tiodos treinados para este tipo de desempenho.
Porco? Qual porco?
Vai-te embora bicho...
RR

 
At 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pelos dois comentários anteriores se vê como um tipo pode mudar de identidade em dez segundos.
Merece o Guinness, não?

 
At 9:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

de repente, quando comecei a ler, achei que estava a falar de Durão Barroso

 
At 10:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ora, eu também. Nada se recicla em politica. Tutti quanti la mema choldra, desculpem, mas só me lembro desta expressão, em italianês...

 
At 10:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Guterres foi o governante mais daninho que este país teve no post guerra. Alguns ainda não entenderam a dimensão da coisa.

 
At 12:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esta gente ainda nao reparou que guterres governou sem maioria. Se a coisa era tao daninha bastava ao parlamento aprovar mençao de censura. A oposiçao chumbava tudo.

Durao Barroso exigiu a demissao de Guterres e este fez-lhe a vontade. Inesquecível ouvir Durao Barroso a berrar na assembleia: demita-se! demita-se!

Há muita gente que quer deitar as culpas a um homem quando a culpa era em grande parte da oposiçao que era cega e do contra!

 
At 1:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Antes de criticar, dê uma volta aos seus textos, é que você tambem passa por despercebido e têm o desplante de fazer comentarios agressivos...Deve ter memória curta...com certeza...

 
At 1:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esta gente tipo Vascos Pulidos, Jaquins Aguiares que de tao inteligentes deitam a culpa toda em Guterres, na verdade nao passam de uns tótós e a quantidade de pessoas que os seguem é incrível!

 
At 4:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Guterres foi o turbo-tuga : loquaz, facilitista, nacional-porreirista, frouxo de carácter, despesista, distributivista e fujão.
Exponenciou os defeitos do país, escavacou as finanças da terrinha e agora - o bonzinho - anda, bem pago e nutrido, a resolver os problemas do mundo...

jmn

 
At 7:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é a ética, estúpidos!!!

 
At 10:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

...pois se até o insuspeito Sousa Franco considerou que desde o tempo de D. Maria não houve pior Governo do que o de Guterres, como é que ainda por aqui há quem o queira branquear ? Não, não estou a dizer que o de Barroso ou o de Santana foram melhores porque não foram. A questão é que já estava tudo «de tanga» e essa é que é essa !

 
At 11:32 da tarde, Anonymous josé costa said...

sinto-me altamente lisongeado pela natureza me ter brindado com o nascimento deste lado do mundo, onde existem tão abnegados e honrados cidadãos a exconjurar as poucas virtudes dos nossos politicos, que estes quando se fartam de aturar tão elevados pessoas resolvem mandá-los à fava, e surpeendentemente são convidados para altos cargos dentro da ONU ou UE, sem que estes organismos se preocupem com os pareceres publicados por gente tão respeitavel como anónima.

 

Enviar um comentário

<< Home