26.4.07

Como cebolinha em réstia

Antes dessoutras me quero eu meter como cebolinha em réstia, porque dizem que abaixo fica quem não se adianta, eis mais uma ou duas ideias: E quanto em todas as mais entradas e saídas, como são o lavar das mãos, mesuras e prolfaças, liberal como nas eiras.
E a verdade é que o verdadeiro cumprimento em que se declaram os demais, e que serve de lei mental a todos é : todo sou vosso tirando fazenda e corpo. No acudir ao perigo, fazer-se manco.
Na cama pequena deitar ao meio. No lugar estreito, correr diante, que quem vem tarde mal se agasalha. Ribeiro grande, saltar de trás, que a verdadeira discrição é experimentar em cabeça alheia, e a mais trilhada parvoíce é não cuidei.
- Não vos desfaçais dessa doutrina, que é a melhor regra para viver em paz sobre a face da terra que quantas andam nas cartilhas antigas.

Francisco Roíz Lobo



guidosarraza

3 Comments:

At 4:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A doutrina está muito em voga.

 
At 8:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

... sobretudo esta :
«a verdadeira discrição é experimentar em cabeça alheia».

 
At 8:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

... da «experimentação em cabeça alheia» :

- "não são os funcionários públicos que a sociedade identifica como motores da corrupção em Portugal, mas o poder político".

(B. Picanço) a propósito do "Guia" «Prevenir a corrupção», do Ministro da Justiça, à intenção dos funcionários públicos ...

 

Enviar um comentário

<< Home