13.6.07

Bilhete de Vale de Lobos

De facto, no Portugal português, o lombo de porco, a vitela de Lafões e a cabidela de frango (petisco dilecto de D. João IV) foram há muito perdendo o sabor….


«Um dos círculos menos disputados era, nessa ocasião, o de Freixo de Espada à Cinta. Propunha-se como deputado da oposição um obscuro Gervásio Maldonado, proprietário local, com uma parentela larga na terra, interesses de lavoura, etc., e o Governo Cardoso Torres combatia-o, apresentando na lista governamental, como candidato por Freixo de Espada à Cinta, o moço bacharel Artur Gavião, filho do Presidente do Banco Nacional, que o pai, cansado da sua dissipação, queria forçar, pelos deveres que lhe imporia S. Bento - isto é o Parlamento - a uma vida disciplinada, sóbria e útil.
Conta-se que o sr. Alexandre Herculano, a este respeito, dissera, com aquele espírito misantropo que a sua voz ríspida acentuava de um relevo amargo: Se o Gavião queria morigerar o rapaz, devia-o conservar no bordel, e não o mandar para o Parlamento !»

Eça de Queirós

Bruno ventana

3 Comments:

At 3:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Portugal no seu melhor. O humor autoflagelador que nos alimenta desde há muito

 
At 4:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande Herculano. Quando hoje se vê o matos correia presidente da comissão de ética do parlamento, vê-se a actualidade deste portentoso escrito.

 
At 11:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Brilhante.

 

Enviar um comentário

<< Home