10.9.04

A TRADIÇAO VERRUMA A NEBRINA DOS SÉCULOS

“ Mais vale dois pássaros na mão qu´um a avoar”
(popular)



BRINDE A PALMERSTON

“Ascendem a Ministros alguns homens com pouca prática da sociedade. Cincam, principalmente, em certas normas da pragmática e da cortezia. O titular de uma das pastas oferece um jantar aos chefes das missões estrangeiras. .À sobremesa, um colega sopra de tal modo a espuma da sua taça de champagne, que ela transborda e estraga o vestido da esposa do encarregado de negócios da Suécia, Mme Kantzow. Doutra vez um destes mesmos Ministros, num jantar em que não havia brindes, teima em fazer um, a Lord Howard, e principia:

- Senhores, je bais à la santé de Mr. Lord Palmerston.

O ministro de Inglaterra limita-se a responder-lhe:

Mr, le ministre, vous êtes extrement aimable.

Nos corredores das legacões e nas salas da aristocracia casquina a risota por largo tempo.”

(Eduardo Noronha)



O BOSQUE DOS PIGMEUS

João Soares, conhecido pela sua pesada bagagem de bernardices, atira, girando sobre si próprio, que “Sócrates apareceu na corrida à liderança do PS como um gato escondido com o rabo de fora”.

A dita corrida ganha, de facto, a espessura de um duelo de titãs.



DUETO BLAIR-BROWN EM CORDA TENSA

Tony Blair, mesmo com Alastair Campbell recuado aos bastidores e Peter Mandelson na Comissão Europeia, reforça a mão, aproveitando uma remodelação para avançar um aliado seguro, Alan. Milburn, para o papel principal na preparação das próximas eleições. Esse papel, nas duas anteriores eleições, havia sido desempenhado por Gordon Brown.



VERDADE E CONSEQUÊNCIA

No caso da refinaria da Galp de Leça da Palmeira, o Governo surgiu seguro, expedito e firme. Por uma vez, neste país, uma Comissão de Inquérito produziu no tempo certo um relatório competente e incisivo e que, apresentado com rigor, vai ter, sobretudo vai ter, consequências. Animador.



QUARTO CRESCENTE

Diz-nos a imprensa do dia que o deputado municipal António Proa vai suceder a Teresa Maury, devendo assegurar os pelouros dos Espaços Verdes (actualmente com Carmona Rodrigues) e Atendimento ao Público na Câmara Municipal de Lisboa. Com trabalhos continuados na área governamental, nos sectores do ensino superior, da ciência e de articulação com o Parlamento e com as Autarquias Locais o jovem turco social-democrata chega-se à boca de cena. Com vento e lua favoráveis, a ver com interesse o que se segue.



A COMPANHIA DO BEM

Notável. Na Grande Loja do Queijo Limiano



A ESQUERDA ENGANOU-SE

António Barreto no seu melhor e no Público (de domingo e segunda-feira). Para ler e ficar.



O CAPITÃO HADDOCK, O CAPITÃO TORMENTA E O MAJOR ALVEGA EM CORRIDA UNS CONTRA OS OUTROS

Enquanto Alegre e Soares, incorrigíveis, continuam envolvidos em compacta nuvem, o eng.º José Sócrates, cabriolando de fraga em fraga, já teve tempo de encomendar ao mandarim um finíssimo plano tecnológico em que borbulha logo à superfície a nudez processual do picanço sobre o faval dos Fundos


Bruno V.