20.10.04

"Amigos da Sesta" convidam Santana Lopes a aderir à associação

Também em "Sesteiros e sesteiras, sestem" em 14.07.04 na Minha Rica Casinha

A Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta (APAS) convidou o primeiro-ministro a tornar-se sócio da instituição, na sequência do desmentido do seu Gabinete sobre uma eventual sesta na passada quinta-feira.

Em comunicado, a APAS, que integra nomes como Mário Soares (PS), Odete Santos (PCP) ou Manuel Cambra (CDS), convidou Santana Lopes a valorizar a sesta como um momento importante do dia e desafiou- o a assumir a sua prática quotidiana.

No sábado, o jornal "Expresso" noticiou que o primeiro- ministro havia dormido uma sesta entre a saída do debate parlamentar de quinta-feira à tarde e a inauguração da Moda Lisboa, à noite, mas essa informação foi desmentida posteriormente pelo Gabinete de Santana Lopes.

"E se viermos a sabê-lo aliviado deste pesadelo (aristocrático horror à plebeia sesta) será com muito gosto que o receberemos, já desinibido, no seio da nossa colectividade", refere o comunicado da APAS, que já conta com mais de 140 associados, entre autarcas, deputados e empresários.

Para os dirigentes da associação, é "de todo irrelevante para a credibilidade da governação" que o primeiro-ministro tenha dormido ou não a referida sesta, mas o desmentido formal constitui um "preconceito" condenável.

Em contrapartida, a APAS defende esse descanso como uma prática que deveria ser estendida a todos os portugueses, considerando- o uma "pausa de repouso intercalar na actividade laboral conducente à harmonia dos ritmos biológicos".

in Lusa, 18Out2004