25.10.04

E NO REGRESSO VINHAM TODOS

Não deve afastar-se a hipótese de se tratar de bernardice da Central de Informação do Governo...


"Luís Patrão director-geral do partido e chefe de gabinete de José Sócrates

O ex-secretário de Estado da Administração Interna Luís Patrão foi nomeado director-geral do PS e chefe de gabinete do secretário-geral socialista, José Sócrates, disse hoje à agência Lusa o porta-voz do PS, Pedro Silva Pereira.

Luís Patrão -que foi chefe de gabinete do primeiro-ministro, António Guterres, entre 1995 e 1999 -acumulará as funções de chefe de gabinete e de director geral do PS, substituindo nestes cargos Mark Kriby e Carlos Bexiga, respectivamente.

De acordo com fonte da direcção dos socialistas, a nomeação de Luís Patrão foi proposta por José Sócrates na última reunião do Secretariado Nacional do PS, há uma semana, e foi formalmente apresentada aos funcionários do partido na segunda-feira.

Luís Patrão, natural da Covilhã, e o seu irmão Jorge, que foi candidato a líder da JS no início da década de 80, foram os responsáveis pela adesão de José Sócrates ao PS.

Na Assembleia da República, Luís Patrão foi chefe de gabinete dos líderes parlamentares do PS António Guterres, Jaime Gama e Almeida Santos.

Após ter sido chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro António Guterres, Luís Patrão foi eleito deputado do PS pelo círculo eleitoral de Faro nas legislativas de 1999.

Na formação do segundo Governo socialista, Luís Patrão foi nomeado secretário de Estado da Administração Interna, quando o ministro era Armando Vara.

Na sequência da polémica em torno da criação da Fundação para a Prevenção e Segurança (FPS) -entidade criada quase exclusivamente com capitais públicos -Armando Vara e Luís Patrão abandonaram em Dezembro de 2000 os cargos de ministro e de secretário de Estado da Administração Interna.

Na sequência da sua demissão do Governo, Luís Patrão afastou- se da primeira linha da vida política e de todos os cargos partidários no PS."


Lusa, 22Out2004