20.10.04

QUEM PAGA MANDA...

O ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, defendeu ontem que deve ser o Governo a definir o modelo de programação da RTP, uma vez que é o Executivo que responde pelas decisões adoptadas na estação pública.

"Deve haver uma definição por parte do poder político acerca do modelo de programação do operador de serviço público, mas num momento inicial", de modo a impedir situações últimas em que "não há ninguém responsável", afirmou Morais Sarmento, por ocasião do primeiro colóquio da Rádio e Televisão de Portugal, que decorreu ontem em Lisboa.

"O papel do poder político sobre a RTP é o de exigência", ou seja, que funcione como uma pressão para a melhoria dos conteúdos, entre outros, reforçou o ministro.

O responsável defendeu, nesse sentido, a existência de "limites à independência" dos operadores públicos. A independência levada ao "extremo" pode, no seu entender, subverter o caminho para chegar aos objectivos, podendo ser adoptado "um modelo perverso" que exige responsabilidades a quem não toma as decisões. "Não são os jornalistas nem as administrações que vão responder perante o povo", referiu o ministro.

in Público, 20Out2004