9.7.05

MEMÓRIA FUTURA

"Sábado, Julho 09, 2005
O Expresso, sem grandes parangonas, para memória futura, publicou hoje aquela que é a mais importante notícia dos últimos tempos, não que vá dar em alguma coisa...

O BANCO Central, a Polícia Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) analisam as actividades do Banco Espírito Santo (BES) no Brasil. As investigações foram desencadeadas pela denúncia de um suposto envolvimento da instituição portuguesa com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como o operador do Partido dos Trabalhadores (PT) para a compra de votos no Congresso e tráfico de influências junto de empresários no Governo Lula.

Na madrugada de 1 de Julho, durante o depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso, o deputado Roberto Jefferson, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), acusou Marcos Valério de ter oferecido um negócio de 25,72 milhões de euros destinados ao PT e ao PTB.

De acordo com Jefferson - causador da maior crise do Governo Lula devido às suas acusações de corrupção envolvendo a cúpula do PT -, bastaria convencer a direcção do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) a transferir cerca de 503 milhões de euros depositados em seis bancos europeus para uma conta do BES em Portugal. Com essa transferência, o banco português pagaria a comissão, a ser dividida entre o PT e o PTB. Jefferson disse que a operação não chegou sequer a ser discutida com o IRB porque o parlamentar se recusou a falar sobre o assunto com a direcção do órgão estatal brasileiro.

Obviamente que isto é lá, longe, no Brasil, e é tudo um mal entendido, como o foram, e são, os negócios em África, dos sobreiros e quem sabe do armamento e por aí além. No rectângulo parece que só mesmo o Francisco José Viegas é que está a seguir a coisa, de qualquer modo, e num filme onde não há inocentes também, não pode haver culpados, pois não ?"
(Publicado por Manuel )


bvt