18.6.06

Ensinar e aprender

"É um governo de coragem, que tem de ir mais longe nas reformas. Foi precedido por desastres - os dois que fugiram (Guterres e Durão) e aquele maluco do Santana"
Carlos Macedo (JN-17.6)


"Todos os governos têm bons e maus ministros. O actual governo não é excepção: alguns ministros são excelentes, outros desastrosos. A mais agradável suerpresa entre os actuais governantes é provavelmente a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
A actuação da ministra da Educação tem sido, desde o primeiro dia, extremamente certeira.
(...)
As frentes de batalha que, provavelmente contra a vontade da ministra, se vêm abrindo na educação são das mais decisivas para o futuro do país. O problema da educação não é o da falta de recursos - antes pelo contrário, é o do esbanjamento de recursos. É indispensável repor uma grande seriedade na acção educativa, o que implica o empenhamento dos professores, os únicos que podem de facto fazer a diferença. A avaliação é uma peça fundamental da renovação que se exige na educação.
(...)
Maria de Lurdes Rodrigues trouxe ao Ministério da Educação uma extraordinária lufada de ar fresco. Pela primeira vez, desde há muitos anos, se estão a atacar os verdadeiros problemas de um sector fundamental da acção do Estado. Se for bem sucedida, ficaremos com outra esperança quanto à viabilidade da reforma do Estado em Portugal. Se ceder ou diluir as suas reformas face às posições retrógradas e corporativistas de quem se sente atingido no seu conforto e nos seus privilégios, então continuaremos com boas razões a duvidar do futuro do país."

António Borges (Publico-18.7)


crisdovale