20.6.06

Explicando melhor (Marques Mendes e os cavaquistas)

A primeira distinção a fazer é entre Cavaco e os cavaquistas. Cavaco Silva, agora presidente da república, sempre manteve com o PSD um contacto no limite do estritamente necessário para atingir os seus objectivos. Fe-lo em 1985 quando quis ser primeiro-ministro e para isso teve de ser presidente do PSD, mas logo de seguida encontrou "homens de mão" o gerirem (Dias Loureiro e Fernando Nogueira).

Cavaco Silva também "utilizou" agora Marques Mendes para garantir o apoio do PSD, mas sobretudo para usar o aparelho laranja necessário para qualquer campanha eleitoral. Certo é que manteve Marques Mendes afastado da campanha, quase envergonhado por ter de admitir o seu apoio. Cavaco Silva desconsidera o PSD (e talvez tenha razão).

Cavaco Silva nunca se aproximou, nem deixou que o partido se aproximasse dele. É por isso que se criou (como nunca com outro líder ou noutro partido) uma larga corte de apoiantes - os cavaquistas, que, utilizando a confiança e a proximidade de Cavaco Silva, foram criando teias de poder no interior do PSD - o chamado "aparelho".

São estes "cavaquistas" que hoje pretendem "tomar de assalto" o PSD. Mas também eles têm um problema: não dominam o "aparelho". Querendo alcançar o poder interno orecisam de ganhar peso eleitoral interno. E é isso que começam a fazer e começam por Lisboa com Paula Teixeira da Cruz.

É evidente que a candidata dita de Marques Mendes à distrital de lisboa do PSD é afinal dos cavaquistas e quem a acompanha não deixa margem para dúvidas: Manuela Ferreira Leite, Ferreira do Amaral e Alexander Relvas (o Mourinho de Cavaco como o próprio afirmou). E o líder do PSD também o sabe. Acontece que teve de escolher entre ter António Preto ou Paula como candidatos. Por exclusão de partes escolheu Paula Teixeira da Cruz.

Os cavaquistas, querendo alcançar o poder para governarem o país. Sabem que ainda é cedo. Marques Mendes é apenas o "idiota útil" que vai servindo para entreter o PSD enquanto eles se preparam para tomar o poder no PSD quando valer a pena.

Já agora: há alguem que tolera menos ainda o PSD e os militantes - Santana Lopes tem verdadeiro desprezo pelo partido e pelos seus militantes... Mas esse (espera-se) está "arrumado". Estará?


Eusébio Furtado

3 Comments:

At 10:11 da manhã, Blogger O Politicopata said...

Naaahh! Ainda não me convenceste...

 
At 12:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Santana? faxavor ó meu.

 
At 5:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De acordo, mas o relógio da modernidade não vai parar, e quando os cavaquistas estiverem no poder, porque vão estar, o tempo será outro, o País outro, e restará a nostalgia...

 

Enviar um comentário

<< Home