5.8.04

O PARTIDO DE CRISTO RESSENTE-SE

“O leitor deve preparar-se para assistir às mais sinistras cenas.”

E. Sue (“Os mistérios de Paris”)


A corrida à liderança do partido de Cristo e Almeida Santos vai-se soltando e os candidatos, dando-se dentadas por medida, não param de surpreender os compatriotas em férias.
Em produção contínua, acusações de falcatruas eleitorais, de torpes compadrios de coordenadores e de pagamento de quotas à sorrelfa vão abrilhantando a época.

Em particular João Soares assentou praça num arraial de disparates que lhe augura por ora um belíssimo terceiro lugar. Parece, há tempo, acometido de vertigem política que o leva a querer, sem mais, ser líder. Não se vê bem porquê. E, todavia, está para ali virado e, assim, arranjou um entretém.

Compondo-se, sem compostura, num ar que pensa atendível, deita cavalo e mochila e arranja espaço em cada frase que debita para lembrar uma das qualidades que os portugueses “ fazem o favor de reconhecer” que são suas. Ele é a coragem, ele é a bravura, ele é a experiência, ele é a habilidade, ele é a tolerância, ele é ousadia, ele é o gosto pelas artes, ele é a modernidade, ele é a compaixão, ele é a inteligência, ele é o gosto pela cultura, ele é a curiosidade, ele é o amor pelos desprotegidos, ele é enfim um ror de predicados…

Temos asneira.

Manuel Alegre, homem de robalos e perdizes, é escritor fino, o que chega e sobra.
Além do que, tendo ajudado a construir o soarismo, fazer-se agora ao largo a todo o pano revela um progresso estimável.

A coisa, porém, acaba aqui.

Afogando o pensamento político em arroubadas ondas de emoção e poesia, correndo a reboque dos belos encadeamentos de palavras que a sua voz musical tão bem compõe, atira-se à uma para o século passado, onde se sente mais à vontade e, vai daí, vara de campino erguida nos lavados ares da manhã, fala da resistência à longa noite fascista, nas emissões da rádio Argel, em greves na Marinha Grande, nos operários da CUF, nos camponeses de Alpiarça, na luta da Sorefame, dando à tal da corrida à liderança uma atmosfera bem pitoresca a que, curiosamente, ajunta, no modo e na maneira, uma névoa aristocrata.

Voltará, em recaída, à “construção do soarismo” (versão utilitária)?

O Engº Sócrates já ganhou. É catita, de um moderno afadistado, e já falou com o Jorge Coelho.
Estudou pela rama os Mandelsons e os Campbells, mas apanhou-lhes a essência. Da posição e do sítio. E essas hoje é que contam. Para mais, é manifestamente superior ao antecedente Engº do PS, que era loquaz onde ele é simples, que era almôndega onde ele é bife grelhado, que era malha descomposta onde ele é cabedal, que era, finalmente, fujão onde ele é, finalmente, atiradiço.

É duvidoso que, tudo pesado, ele valha mais que o Lopes. De facto, no Portugal português, o lombo de porco, a vitela de Lafões e a cabidela de frango (petisco dilecto de D. João IV) foram há muito perdendo o sabor….

Mas, pouco valendo, tudo indica que andará pelo lugar certo à hora certa.

Que ricos tempos.


Bruno ventana