18.11.04

A DONA DOS TOIROS E AS PORTAS ABERTAS

Prenúncio do retorno do mandarim, ese, o do pagode, a sua Promotora Oficial da Divulgação Científica no Território Português (vd. Depois das Janelas eles querem fechar as Portas - 22.06) já volta a entrar nas praças com os ademanes gracis de dona dos toiros.


"Uma semana para mostrar o que se faz em Portugal

Instituições científicas, museus e universidades vão abrir portas segunda-feira para a oitava edição da Semana da Ciência e da Tecnologia, que conta já com quase meio milhar de actividades gratuitas agendadas para todo o país.

Até 28 de Novembro, o objectivo da iniciativa, promovida pela Agência Ciência Viva (de promoção da cultura científica), é mostrar a ciência que se faz em Portugal e quem são os nossos investigadores, sob o lema "mais ciência e mais viva".

A semana enquadra o Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala quarta-feira, em homenagem ao nascimento do professor Rómulo de Carvalho, divulgador de ciência e poeta com o pseudónimo de António Gedeão.

"Portas abertas das instituições científicas, universidades, museus e centros de ciência, sessões de filmes científicos, exposições, debates, cafés de ciência são exemplos de oportunidades de contacto directo do público, em particular dos jovens, com os investigadores", indica uma nota de imprensa.

As acções previstas em todo o país são de acesso livre e gratuito, estando agendada para terça-feira a apresentação da Semana da Ciência e da Tecnologia aos deputados da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.

"Neste momento estão contabilizados cerca de 426 eventos, mas ainda está aberta a participação de todas as instituições interessadas", disse à Agência Lusa Rosália Vargas, directora da Ciência Viva.

Partindo dos resultados de uma sondagem recente da Marktest, que revelou que nove em casa dez jovens gozam os tempos livres em centros comerciais, a Agência Viva, em colaboração com o Centro Comercial Vasco da Gama, vai ao encontro destes jovens e das famílias com um conjunto de actividades simples durante toda a semana.

Porque é que há Inverno e Verão ou como é que os nossos sentidos se apercebem do frio e do calor são algumas das questões que serão respondidas através de pequenas experiências a realizar no âmbito desta iniciativa.

O investigador português Manuel Paiva, da Universidade Livre de Bruxelas e que trabalha com a Agência Espacial Europeia (ESA), também se junta às comemorações e desafia os estudantes do ensino básico e secundário para a Física.

Quarta e quinta-feira estão marcadas duas sessões da iniciativa "A Ciência faz bem à saúde", dirigida a crianças hospitalizadas a partir dos 6 anos.

O Pavilhão do Conhecimento, em colaboração com os departamentos educativos do Hospital Fernando da Fonseca -Amadora Sintra (quarta-feira) e do Hospital D. Estefânia (quinta-feira), vai levar actividades científicas a crianças que só assim podem participar.

Sexta-feira, dia 26, será realizado o 1/o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, no Pavilhão do Conhecimento, com a participação de estudantes de todo o país.

Além disso vai estar patente no Pavilhão do Conhecimento a exposição "Pensar e Fazer -Engenharia para os mais novos", que resulta de dois concursos para as escolas lançados pelo Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas do Desenvolvimento, do Instituto Superior Técnico, no âmbito da exposição "Engenho e Obra - Engenharia em Portugal no séc. XX"."

in Lusa