30.4.05

CATEDRAL, 19.15


In boca al lupo...

Crepe ´il lupo!



bv

LA CARPA



Elegante e simpática, Marina Obo registou a referência na nhaRica à sua obra que inspirou Alexandre O ´Neill e disponibilizou a belissima imagem de "La carpa", acompanhada do seu endereço: http://www.marina-obo.com/.

Também a não perder: http://marina.obo.free.fr/FR/marinaobo/.


Bruno Ventana

REI TONY

"Ele vendeu a alma ao diabo...."


bvta

POR ORDEM

Guindando-se ao nível do divino prado coelho, uma denominada paula bobone entrou, sem atalhos, pela filosofia da vida (e das coisas em geral) adentro e pesou valores, em forma de lista.

Confidenciou à revista Caras:

"Tenho tudo o que é preciso para estar bem."

Vejamos, por ordem, o "tudo":

a)electrodomésticos
b)automóvel
c)renda da casa paga
d)minha filha
e)meu marido

Da ordenação desta pérola do espírito ficará mais agradado o senhorio que o marido.


bvta

O MITINHO

O cantor cid, o elton john da Chamusca, é um rapaz que diz o que pensa.
E, perguntado sobre o programa televisivo (por assim dizer) quinta das celebridades, deitou este bocado d´oiro ao "correio da manhã":

"Sou um mito, e mitos não se misturam com aquelas celebridades"

Ó cantor cid, mito?!
Vá lá, mitinho...



brventana

ELES RIEM ENTRE SI

Os macacos riem para ele.

Os saguins e os babuínos não sabemos, mas os macacos, esses, riem para ele.

É o próprio, o divino prado coelho, quem o conta:
Que os macacos riem entre si, e, às vezes, riem "para ele".

A galhofa, contudo, não pára aqui.
É que o divino descobriu que também um dos seus cães gosta de rir.

Presume-se que, às vezes, como os macacos, gosta de rir "para ele".

No meio deste regabofe pegado, o que seria mesmo interessante era o divino, aprofundando o magnífico tema, descobrir o seguinte:

mas afinal riem de quê?


brvta

MAIS DO CACHORRETA

" factos.
Isaltino Morais está a fazer constar urbi et orbi que conta com o apoio objectivo de Jorge Coelho no seu assalto à autarquia de Oeiras. Num acordo porno & hard-core por baixo da mesa Coelho garantiu a Isaltino que o PS apresentaria uma candidatura de segunda linha a Oeiras caso Isaltino decidisse afronar o PSD. Coelho está no entanto a ser muito pouco ambicioso, afinal o PS podia muito bem apoiar Isaltino, mesmo acolhê-lo como filiado... era serviço público ao... PSD.
Publicado por Manuel-GLQL"


bvta

O CHUM CHUM

"O populismo acabou? A inesperada vitória de Ribeiro e Castro no Congresso do CDS e a substituição de Santana Lopes por Marques Mendes na liderança do PSD significariam que a direita portuguesa arrumou no armário o esqueleto imprestável do populismo. No Debate da Nação de anteontem na RTP, Dias Loureiro celebrava o acontecimento com visível satisfação. Esqueceu-se, porém, de duas coisas foi conselheiro influente de Santana Lopes e chegou a desejar ardentemente que Portugal se transformasse numa "imensa Madeira", seguindo a inspiração desse expoente máximo do populismo pátrio que é Alberto João Jardim."
(v jorge silva - dn)


O colunista viu, mas não viu tudo.

É que o aquário do psd, que tem cherne, carpa e atuns, também exibe peixes abissais.

Como o abramovich luso, que é um Pimelodella mucosa, conhecido por chum-chum, espécime que viceja nas profundidades dos tenebrosos abismos oceânicos, dotado de uma boca, que abre e fecha como a tampa do lixo, capaz de engolir presas com o dobro do seu tamanho.

Dificilmente são apanhados nas redes dos pescadores.

Não vive em cardume.


bvta

O SARRAJÃO

Outro atum dos grandes, o córóné de gondomar, afastou os rodriguinhos e refastelou-se no cadeirão da liga de futebol.

Como se sabe há várias espécies de atum:

Atum judeu, Atum-bonito, Barriga-listada (Brasil), Bonito ou Bonito de ventre raiado ou de barriga listada (ou listrada) ou apenas Listado, Cachorreta ou Judeu (Cabo Verde), Gaiado, Sarrajão ou ainda Serra.

E, assim como o córóné "ihh saltinho" pertence à espécie cachorreta ou judeu, o de gondomar é manifestamente um exemplar belíssimo de atum sarrajão.

Pois este belo sarrajão aparece agora a correr, descomposto, como uma ideia, e só uma, fixa nas antenas: evitar, mancomunado com o proxeneta, que o benfica seja campeão.

Que bonito!



BrVentana

AS MANOBRAS DO ATUM

Segundo o expresso, registou-se "uma adesão em massa à JS por parte de militantes da JSD que apoiam isaltino".
Mais, que "uma operação semelhante estaria a ser preparada, desta vez sobre a juventude popular.."

O córóné "ihh saltinho", esse verdadeiro ogre na selva da guerra à "influência" da matula da construção civil, é, como se sabe desde sempre, um videirinho, mas,tem que dizer-se, é um videirinho "hi-fi" com colunas incorporadas.

O espectáculo deste atum cachorreta a espadanar anuncia-se esplêndido.


brVta

OEIRAS E TRÁS-OS-MONTES

Isaltino espera ajuda do PS

O PS está a testar nomes quase desconhecidos para a Câmara de Oeiras. E Isaltino Morais disse a dirigentes do PSD que contava com a garantia de Jorge Coelho de que os socialistas não apresentariam um candidato forte se ele se candidatasse. Elsa Pais, Helena Torres Marques e Emanuel Martins são os nomes propostos pelo PS numa sondagem encomendada por Coelho que está a ser realizada - e que contempla todos os cenários: Isaltino concorrendo pelo PSD ou como independente, e Teresa Zambujo pelo PSD. Em declarações ao EXPRESSO, Coelho confirmou ontem que o PS está a testar aqueles nomes mas adiantou que «o candidato não será nenhum deles».

in Expresso 30Abr2005


Isto não é sério. Isto não é de hoje.

Alguém se recorda dos candidatos socialistas à câmara de Oeiras nos diversos actos eleitorais autárquicos no passado? Sempre fracas figuras. Em troca de quê?

Mas parece que este acordo entre Isaltino e Coelho é mais complexo do que é agora revelado.

Parece que existe uma situação idêntica mas inversa em Trás-os-Montes (de onde é natural Isaltino). Algures, num concelho transmontano, parece que é o PSD que nunca apresenta candidatos para ganhar...


Eusébio Furtado

AINDA O IVO... GRANDE LOJA!

O drama pessoal do jovem Ivo Ferreira, detido no Dubai, por consumo e introdução ilegal naquele país de um estupfaciente, o haxixe, dá pano para mangas sobre muitos ângulos, e antes de mais dá para desmascarar a extraordinária hipocrisia ideológica do Bloco de Esquerda.

Cá o consumo é despenalizado, lá não, logo deve ir a julgamento ? Lá a poligamia é legal, cá não, logo deve um cidadão do Dubai em Portugal poder concubinar-se em simultâneo e ao abrigo da Lei portuguesa com quantas senhoras quiser ? Lá determinadas variantes do acto sexual são ilegais porque contrárias ao Corão (!), se o jovem fosse acusado da prática dessas variantes (não me porguntem com que meios de prova) a questão que se punha também era apenas a do mero cumprimento da Lei lá do sítio?

É facil simplificar, demasiado fácil, e chega a ser divertido ver a inusitada boa vontade e patrioteirice do bloco de esquerda, bloco que se o jovem cineasta fosse antes missionário e tivesse sido detido por rezar preces católicas em público (no Dubai também é crime) não mexeria uma palha como não a mexeria se fosse um pobre imperialista americano, mas, não foi este bloco que contextualizou a cultura dos talibans, e do Sr. Bin Laden, e condenou a invasão do afeganistão ? Não é este bloco de esquerda que tanto condena a globalização, e a ocidentalização/americanização do mundo ? Estamos claro a falar do mesmo bloco de esquerda de sempre.

Sejamos claros, Ivo Ferreira teve azar e qualquer pessoa só pode ficar humanamente triste com o que lhe aconteceu e esperar que tudo se resolva a contento, mas daí a transformar o cineasta (?) num mártir, missionário da propagação universal da passa, e símbolo de um certo nacional-porreirismo vai um grande e distante passo.

Certo
, anarca gripado ?
.



in Grande Loja do Queijo Limiano

29.4.05

O CÓRÓNÉ

O shô córóné ih saltinho atirou o povão às lágrimas quando falou dos "anos mais felizes da minha vida" hoje á noite na sic frente ao sr crespo.
Mas, melhor, melhor que tudo, foi quando ele disse, sem rir, que fazia a vida negra à rapaziada da construção civil.
Isso, que com ele essa matula não se aviava.
És grande!

Temos córóné!


brvta

CAVACO COM ZAMBUJO

O antigo primeiro-ministro Cavaco Silva vai estar hoje, à hora do almoço no Estoril Open, no Vale do Jamor, com Teresa Zambujo, actual presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) e candidata do PSD nas próximas eleições autárquicas de Outubro.

ver mais no CM


Será assim ou é abuso de interpretação? Em qualquer caso, se Cavaco não quisesse "dar a benção" a Teresa Zambujo, logo no dia da apresentação da candidatura independente de Isaltino, bastava não ir ao Jamor...

Já agora, não sabíamos do interesse de Cavaco por ténis... Presidenciais a quanto obrigam...

B. Pinheiro

CARRILHO TROCA TUDO



Cartaz de Carrilho troca lugar a colinas de Lisboa

Entre os cartazes da campanha de Manuel Maria Carrilho à Câmara de Lisboa, que o PS fez afixar por toda a cidade, alguns, como este em Sete Rios, mostram o Parque Eduardo VII, o rio em fundo e as célebres colinas de Lisboa... trocadas de lugar (Castelo à direita e Bairro Alto à esquerda, o mesmo sucedendo com os edifícios do Hotel Fénix e Diário de Notícias, quando a realidade é oposta).

Fará esta mudança parte do Projecto que Carrilho diz ter para Lisboa?

in Correio da Manhã

B. Pinheiro

VIVA A BOLA

Governo de Santana adiou para 2010 acerto das dívidas dos clubes

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Orlando Caliço, e o actual director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, validaram, uma semana antes da posse do actual Governo, um parecer do responsável pela Justiça Tributária, Alberto Pedroso, que prevê o adiamento até 2010 de qualquer exigência aos clubes de futebol pelo incumprimento do acordo conhecido por "Totonegócio".
ver mais Público


B. Pinheiro

O ERRO DE MARQUES MENDES

Marques Mendes considerou hoje que Isaltino Morais não tem condições políticas para concorrer à Câmara de Oeiras devido à investigação que está a decorrer sobre as suas alegadas contas bancárias na Suíça.

Este foi o erro do líder do PSD.

É verdade que Isaltino não deve ser candidato. Quem quer estar na política deve ter um padrão de comportamento mais exigente que a média dos demais cidadãos. Isaltino, com o caso das contas na Suíça deu a conhecer uma faceta que não é melhor ou pior que os demais cidadãos (pelo menos aqueles que podem ter contas na Suíça). Acontece que ele como político não pode ter essas "fraquezas" e muito menos com histórias de sobrinhos.

Mas Marques Mendes, ao utilizar o argumento das investigações, tem agora de ser coerente. Consequente. E isso significa não permitir a candidatura de Valentim Loureiro a Gondomar e de Isabel Damasceno a Leiria. Ambos são arguidos no "caso do apito dourado".

Com este fundamento, Marques Mendes está a enredar-se numa teia de que dificilmente se libertará. Até porque a fragilidade moral de Marques Mendes, nesta matéria, teve início com a cedência que fez às pressões para incluir Isabel Damasceno na sua direcção política. E logo como vice-presidente.

Mas também não é justo nem sério querer confundir estas situações com a de Santana Lopes. Esta sim uma excepção óbvia à regra de manter como candidatos os actuais presidentes. Até porque no caso da câmara de Lisboa, além de ser de elementar bom senso remover Santana Lopes, as estruturas de base do PSD estavam de acordo e Marques Mendes mais não fez do que ir ao encontro dessa vontade.

Para não escolher Isaltino, o líder do PSD bastava ter alegado a regra, aliás sufragada em congresso, de, como regra, reconduzir os presidentes de câmara em funções.


Manuel S. Carneiro

ANTÓNIO PRETO

Não que não existissem já mas, a partir de hoje há mais uma razão para António Preto não poder ser presidente da Distrital de Lisboa do PSD - pulhice. Não é preciso ser muito dotado para se perceber que o pretexto encontrado para não permitir a recandidatura de Isaltino Morais em Oeiras, a recandidatura da actual presidente, é antes de mais uma forma elegante, sóbria e delicada de não recordar as graves suspeitas que pesam sobre Isaltino Morais. Sejamos claros, até tudo estar esclarecido não existem condições políticas objectivas para Isaltino ser candidato a qualquer câmara municipal. Pode-se concordar ou não com este - para uns - purismo, mas esta foi a linha de acção traçada por Marques Mendes. Agora, é preciso ter muita lata, para depois de o Presidente do Partido, legitimamente eleito em Congresso, ter anunciado que não contava com Isaltino, depois de Isaltino ter anunciado uma candidatura Independente,contra o PSD, uma estrutura distrital, do PSD, ter vindo confirmar que depois de tudo isto achava normalíssimo que afinal Isaltino pudesse vir a ser candidato a uma outra Câmara. É também assim que se descredibiliza o sistema político e os políticos. A partir deste momento a questão deixou de ser Isaltino e resume-se pura e simplesmente a uma questão de autoridade interna, e a uma completa, brutal e soez tentativa de desautorização da liderança do partido.

Entretanto e sobre o affair do tio do sobrinho, taxista na suiça, regista-se o ensurdecedor silêncio aqui.
.
.

in Grande Loja do Queijo Limiano



Eusébio Furtado

COITADO DO IVO...

Jovem português detido há 23 dias no Dubai por consumo de haxixe

in Público


Coitado do rapaz! Quase quase a transformar-se em mártir.

A verdade é que foi preso por cometer um crime. Isso é crime? É injusto? No Dubai a posse e consumo de haxixe é , de facto, um crime.

Mas o que se parece estar a passar é o costume. Ou seja a imprensa nacional tenta subverter a verdade e acusa um estado soberano, vejam só, de cumprir as suas leis.

E coitado do Ivo, "está preso na cadeia de uma esquadra do Dubai, onde ficou três dias algemado e virado para uma parede, chegando a receber algumas pancadas nas costas."...

Vejam só... Umas pancadas... Talvez uma sova valente lhe acabasse com os vícios!




B. Pinheiro

COM VÉNIA

Tirado da (notável) Ecosfera:

"Contexto: Em 1814, Napoleão Bonaparte abdicou do trono e exilou-se na ilha de Elba. O exílio durou pouco. Em Março de 1815, o ex-imperador regressou a Paris, provocando a fuga de Luís XVIII. Napoleão governou durante cem dias antes de perder a batalha de Waterloo. O seu regresso a Paris, depois do exílio, foi vivamente noticiado nas páginas do "Le Moniteur", num exercício de equilibrismo instável do jornal e dos seus repórteres. Como alguém dizia, eu não mudo de lado, os acontecimentos é que se alteram!..

Acompanhemos as manchetes:
«9 de Março: "O monstro escapou do seu lugar de desterro."
10 de Março: "O ogre corso desembarcou em Cap Jean"
11 de Março: "O tigre foi visto em Gap. Estão a avançar tropas de todos os lados para deter a sua marcha. Terminará a sua miserável aventura como um delinquente nas montanhas."
12 de Março: "O monstro avançou até Grenoble"
13 de Março: "O tirano está em Lião. Todos estão aterrorizados pelo seu aparecimento."
18 de Março: "O usurpador ousou aproximar-se até 60 horas de marcha da capital."
19 de Março: "Bonaparte avança em marcha forçada, mas é impossível que chegue a Paris."
20 de Março: "Napoleão chega amanhã às muralhas de Paris."
21 de Março: "O imperador Napoleão acha-se em Fontainebleu."
22 de Março: "Ontem à tarde, Sua Majestade fez a sua entrada pública nas Tulherias. Nada pode exceder o regozijo universal."
(in "História da Propaganda", pg. 113)

Tamanha maleabilidade. Tamanho espírito de sacrifício. Estrondosos golpes de rins. Terá esta história com quase duzentos anos alguma actualidade?
# colocado por Gonçalo Pereira"

bvta

28.4.05

JÁ SÓ FALTAM 90 MINUTOS PARA A FINAL



Hoje é dia de festa. O Sporting está a 90 minutos de chegar à final da Taça UEFA, fruto da vitória averbada esta quinta-feira frente ao AZ Alkmaar, por 2-1. Sem jogar tão bem como em desafios anteriores, valeu o grande golo de Pinilla para garantir a tão desejada vitória.

in
Diário Digital



Horta G.

PAPO DE ANJO

O indescritível vasco lourenço não se embacia com os anos:

"Sou revolucionário, mas nunca fui muito de revoluções. Acho que isso dá mau resultado."

Traz à memória, este verdadeiro papo de anjo, o comentário do velho marechal Spínola, em entrevista a "o diabo":

"o major vasco lourenço é uma besta quadrada."


Bvta.

VPV

É uma figura a sério.
Vale a pena ler sobre ele.
Não tem pinga do marxismo no seu intelecto.



bvta

ISALTINO CESSA INSCRIÇÃO NO PSD

De acordo com informação obtido junto do PSD, a Casinha está em condições de afirmar que Isaltino Morais deixará de ser militante logo que formalize a sua candidatura como independente à Câmara de Oeiras.

Os estatutos do PSD são claros:

"Artº 9º
(Sanções)
3. Cessa a inscrição no Partido dos militantes que se apresentem em qualquer acto eleitoral nacional, regional ou local em candidatura adversária da candidatura apresentada ou apoiada pelo PPD/PSD."


Resta saber se o PSD dará o exemplo de cumprimento da justiça (ainda que interna) ou se encontrará algum pretexto para que tudo fique na mesma.


Eusébio Furtado

BOA DECISÃO

A de Santana Lopes de suspender a instalação de serviços da CML no antigo restaurante panorâmico de Monsanto.

O restaurante panorâmico de Monsanto que tanto sucesso teve nos anos 60 e 70 está agora desocupado e é propriedade da câmara de Lisboa.

É verdade que o espaço em Alcântara onde estão instalados os serviços que se pretendem transferir para Monsanto é necessário para concretizar o projecto de requalificação daquela zona da cidade, além de que proporcionará mais valia para a CML que esta não está em condições de adiar. No entanto não vale tudo para as concretizar.

Monsanto deve ser um espaço de lazer para os lisboetas. O antigo panorâmico tem um elevado potencial turístico e é criminoso pretender transforma-lo num edifício de escritórios.


Eusébio Furtado

"NAUFRÁGIO"

O Bloco de Esquerda (BE) não irá fazer qualquer coligação com o PS para as eleições autárquicas. A garantia foi dada ontem por Francisco Louçã, num encontro com jornalistas, em que assegurou também que o BE só aceitaria uma aliança de esquerda para Lisboa. Perante a ruptura entre PCP e PS, "uma coligação com os socialistas resultaria numa divisão da esquerda", justificou. A esquerda prepara-se para ir a votos dividida, o que, entende Louçã, proporciona "uma clarificação de alternativas".

O dirigente bloquista atribuiu o fracasso das negociações para uma coligação lisboeta à "falta de ousadia" de PCP e PS. "A mercearia de lugares deu lugar ao naufrágio. Nunca se discutiu um programa para a cidade", resumiu Louçã, dirigindo as críticas para os comunistas, a quem acusa de negociar numa base de "construção sectária" ao querer impor a exclusão do BE e ao exigir uma relação paritária com o PS.

In Dn, 28Abr2005


Eusébio Furtado

ISALTINO E OS BARES

Seguindo o exemplo de Isaltino, no Porto, pelos vistos com a recusa de apoio de Marques Mendes, os donos dos bares também se candidatam...

ver mais no Diário Digital


B. Pinheiro

A CALECHE

"Para Maria de Sousa, investigadora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o saber em Portugal "assustou sempre" os regimes ditatoriais, como o de António Salazar ou de Costa Cabral."(publico)


O Costa Cabral?!!
Ó minha senhora, onde é que ouviu essa?
Já dizia o treinador do boavista: "Isto é uma faca de dois legumes."



brvta

27.4.05

CONTO

"Conto com o apoio de Pedro Santana Lopes, assim como ele teria o meu"
(Carmona Rodrigues, 27-04-2005- publico)


E o coelhinho foi ao circo...



bvta

MIRANDO AL TENDIDO

"Tenho as minhas dúvidas [sobre uma eventual candidatura à Presidência da República], embora às vezes os senhores [jornalistas] tenham a ideia de que eu não tenho dúvidas. Mas se calhar, tenho dúvidas..."
Cavaco Silva, rádio TSF, 27-04-05



BrVta

ROBALO AO SAL

Dias da Cunha, que no domingo almoçou ao meu lado no esplendoroso Monte Mar (salada de lagosta e linguado para mim, robalo ao sal para ele),e, simpaticamente me cedeu uma cadeira da sua mesa para eu pôr o casaquinho, não merece que o tratem mal.
É confusote, explica-se com dificuldade, mas é um tipo catita.
Por isso, quanto a "promiscuidades" e palhaçadas com "el manos", fiquemos por aqui.
Até breve, de preferência outra vez com o mar por diante...
Mas deve ler mais.



bruno ventana

"Há promiscuidade entre a SAD do Estoril e o Benfica"

"A questão é mais ampla, uma vez que coloca em causa a verdade desportiva. Há promiscuidade entre a SAD do Estoril e o Benfica. Há comunhão de interesses entre quem eventualmente continua a dirigir a SAD do Estoril e quem dirige o Benfica..."

ver mais no "Diário Digital"



Eusébio Furtado

O COLECTOR (II)

"Isaltino avança como independente à Câmara de Oeiras"
(in diariodigital)


Ele andava agitado.
E agora trota para diante.
Ele e os seus descamisados de luxo, anafados dos buchos do interface "politica"/construção civil, correm ao som do babaré, pois que, ao cheirinho da paveia, a almargem d´engorda dos "veios centrais" é o anelo que os move.
E, nesse trote, não há cabeção que os ampare.
Ética?
Estala a gargalhada?
PSD?
O que é isso?

Em Oeiras, à disposição do eleitorado laranja e afim, vão estar uma candidata competente e aprumada e um candidato mazorro e parrana.

Veremos, em Outubro, que aquela terra não é Kubanacam.



brvta

"Dia a Dia"

"Isaltino chega hoje à fala com o novo líder munido de números que visam provar a sua popularidade junto do eleitorado do município onde deixou obra feita mas também fios de uma meada que o Ministério Público ainda não parou de desfiar.

Como para todos os cidadãos, aqui se estabelece que Isaltino Morais goza da presunção de inocência que protege qualquer um até trânsito em julgado de sentença condenatória. Por isso, até prova em contrário, as avultadas somas em contas na Suíça pertencem de facto a um sobrinho do ex-autarca que, certamente por desfastio, continua a cumprir longos horários como taxista.

Isaltino chega até Marques Mendes com uma sondagem numa mão e uma ameaça na outra: se não for o eleito de Mendes para a pleita autárquica, então avançará na mesma para os votos como independente.

Hoje se saberá se Marques Mendes é permeável aos dados de uma sondagem anacrónica e, o que é mais importante ainda, se cede perante uma ameaça.

Traços do perfil de Mendes, enquanto líder, desenham-se hoje na S. Caetano à Lapa."


Octávio Ribeiro in Correio da Manhã, 27Abr2005




Eusébio Furtado

IMAGEM DO DIA



O maior avião de passageiros do mundo - Airbus A380 - está neste momento a realizar o voo inaugural.

Tem dois pisos, 80 metros de envergadura, 73 metros de comprimento, pesa 600 toneladas e pode transportar até 800 passageiros.

Boa sorte!

mais informações no
site da Airbus


Eusébio Furtado

ISALTINO HOJE

A Casinha está em condições de afirmar que Isaltino se encontra hoje com Marques Mendes.

Numa autarquia de tradição social democrata onde Isaltino quer regressar (depois de ir para o governo e de lá sair por ter umas contas bancárias mal explicadas na Suíça) e Teresa Zambujo quer ficar, Marques Mendes tem uma prova difícil.

MAs parece que já decidiu. O encontro servirá para comunicar a Isaltino que a candidata será a actual presidente.

Os argumentos são de três ordens:

1. As bases do partido não são unânimes pelo que a decisão terá de ser do líder do partido;

2. O princípio de recandidatar os presidentes em funções desde que estejam disponíveis e não existam "razões ponderosas";

3. "À mulher de César não basta ser sério"... Ou: "Quem quer ser político não pode ter contas na Suíça"...



Eusébio Furtado

26.4.05

"QUEM QUER SER POLÍTICO NÃO PODE TER CONTAS NA SUÍÇA"

Anónimo


Eusébio Furtado

A DERROTA DO APARELHO

O Congresso do PP (CDS?) realizado no último fim-de-semana em Lisboa que culminou com a surpreendente eleição de Ribeiro e Castro foi uma lufada de ar fresco.

Foi uma prova de maturidade de um partido que nunca foi conhecido por ter um "aparelho" com peso como o PSD ou o PS.

Precisamente a ausência de um aparelho preponderante permitiu um desfecho, para muitos, inesperado. Caso contrário, com todas as principais distritais e organização juvenil a apoiar o candidato "do regime", este teria tido vitória garantida.

Talvez mais uns meses no governo e teria sido o suficiente para que "os homens do aparelho" tivessem tomado conta do partido à semelhança do que sucede noutros partidos.

O poder propicia que quem o exerce crie uma teia de fiéis que eliminam qualquer foco de discordância. É por isso que nos partidos com vocação tradicional de poder existem "aparelhos" que dominam todo o partido.

Desta vez o PP (CDS) resistiu. Apenas porque o tempo não foi suficiente.

Ribeiro e Castro aparece no congresso (como ele próprio afirmou) sem tropas, livre, sem condicionamentos. Precisamente o contrário de Telmo Correia, com todo o peso do aparelho, com todos os condicionamentos, vergado com todo esse lastro.

Os centristas gostaram desta postura mais livre, mais solta e, talvez por isso, mais convicta.

E depois um pormenor - as moções (cujo resultado foi determinante para a vitória de Ribeiro e Castro) foram votadas de modo secreto ao contrário do que estava inicialmente previsto. esta alteração permitida no próprio congresso permitiu total liberdade para que os congressistas votassem sem constrangimentos, de modo convicto.

Por isto, este congresso foi também a derrota do aparelho e do PP para que o CDS reaparecesse.

Foi a derrota do princípio de um perigoso e perverso aparelho que se instala nos partidos de poder.



Manuel S. Carneiro

PIDE E MAÇONARIA

Sociedades indiscretas.


Porque motivo o Grande Oriente Lusitano guardou até agora a lista que contém, alegadamente nomes de agentes da PIDE? Porque entrega agora a referida lista?

Para quê tanta publicidade ao facto?

Não recomendaria a prudência, a natureza dos factos e a organização em causa maior discrição?

Será que ao longo de todos estes anos nenhum aproveitamento foi feito desta informação? Chantagem?

Estará nesta lista algum "arrependido" desta organização maçonica?

Precisa o GOL de protagonismo e visibilidade? Porquê? Não será uma contradição de base?

Algo de estranho se está a passar. Muito está por saber.



Manuel S. Carneiro

ALENTEJO

A luz que te ilumina,
Terra da cor dos olhos de quem olha!
A paz que se adivinha
Na tua solidão
Que nenhuma mesquinha
Condição
Pode compreender e povoar!
O mistério da tua imensidão
Onde o tempo caminha
Sem chegar!...


miguel torga
sousel, 20 de Outubro de 1974



ao m.s. carneiro
brVta

25.4.05

UMA VEZ MAIS A CASINHA TEVE RAZÃO ANTES DE TEMPO

Ainda na madrugada de dia 23 a Casinha deixava alguma incerteza sobre a convicção da candidatura de Telmo Correia.

Mais, perguntava-se se a candidatura era genuína ou forçada por alguém...

A realidade do congresso do PP veio a demonstrar que tínhamos razão. Foi o próprio Telmo Correia que confessou. Foi José Maria Aznar que o convenceu a avançar...

ver "Telmo por pouco..."


B. Pinheiro

"VOMITO O CRAVINHO ENCARNADO"

Em plena "Quinta das Celebridades", Gonçalo da Câmara Pereira afirmava que o 25 de Abril lhe dá arrepios e o põe a tremer.

E explica porquê: "Também fiz o 25 de Abril e depois ocuparam-nos as herdades e a familia ficou sem comer..."


B. Pinheiro

IMAGEM DO DIA



Manuel S. Carneiro

O QUE DIZ MARCELO

"O candidato social-democrata à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, deve abandonar a autarquia. Este foi o “conselho” dado ontem por Marcelo Rebelo de Sousa

No canal 1 da RTP, Marcelo Rebelo de Sousa justificou o “conselho” àquele que deixou de ser presidente da edilidade lisboeta quando Pedro Santana Lopes voltou: “Carmona Rodrigues devia sair da Câmara Municipal de Lisboa”, porque está numa “posição desconfortável”.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, Carmona Rodrigues tem o processo de “candidatura”, mas está acorrentado a uma gestão que não é dele.”

Como não podia deixar de ser, o professor comentou a eleição de José Ribeiro e Castro para a presidência do CDS-PP. Melhor dizendo, “o CDS ganhou ao PP por 55-45 por cento. José Ribeiro e Castro, fogoso, criativo, imaginativo, foi buscar o CDS, mais ao centro, para derrotar o PP.

Afirmou também que Ribeiro e Castro deve dirigir o CDS a partir de Lisboa, não de Bruxelas, e que “ainda havemos de ver Freitas do Amaral beijar a mão do presidente George W. Bush.”

(in correiodamanhã)


bv

O CARACOL E O SEBO

Outra vez.

O unto na carapinha e o prolóquio bestial.

Hoje, martirizou o audiório da sic/notícias com as mil e uma facetas do "escândalo" do jogo no Algarve.

O patusco, que esta semana descobriu que "o futebol se transformou numa casa de putas", mostrando que é lento, esqueceu-se de contar uma coisinha:

O "escândalo" de que fala aconteceu, na primeira divisão e dos anos 90 para cá, mais de cem (100)vezes!

Ou seja, lá lerdo ele é, mas sabe bem onde está a bolota.

A ver se ele fala do proxeneta.


bvta

24.4.05

ACOMPANHAR A MUDANÇA

«As perigosas tentações que espreitavam de todos os lados, para apanhar de surpresa o crente desprevenido, atacavam-no com redobrada violência nos dias de festas solenes». Declínio e Queda do Império Romano, Edward Gibbon



No PSD parece que ainda pouco aprenderam com a lição dada pelas eleições de Fevereiro passado.

O mundo mudou e a política também. O que não acompanhou esta mudança é a forma de fazer política e os novos ideais que esta tem que revelar aos portugueses.

Sabemos que esta é uma tarefa de Golias: mudar um partido que durante décadas se encostou ao facilitismo do poder, se habituou às mordomias dos corredores da influência, que fez um novelo de teias entre partido e Estado, que colocou a sociedade civil nas catacumbas e que só se importou com ela em épocas eleitorais.

O PSD promoveu e alimentou a confusão entre partido e Estado, Administração Central e Local. Gerou uma imensa teia de cumplicidades entre governo e parlamento, sector empresarial do Estado, empregos públicos locais e outros patamares onde surgia o poder, o poderzinho, o favor, a cunha e a comissão.

Ao que ao nosso sistema viciado em corporativismos oportunos e atávicos ajudou, nunca contestando, antes introduzindo-se, capciosamente no próprio interior do partido e do governo, nas estruturas locais, para que vingassem de forma mais fácil os poderosos interesses das classes corporativas.

A «J» feita de uma tribo ignara e sedenta de poder, que subiu ao governo e ao parlamento à conta de lugares conquistados nos festins dos congressos palacianos, ajudou à festa da diminuição da qualidade dos agentes políticos. O poder foi exercido por séquitos unicamente pelo próprio poder, pela vaidade e lisonja, sem competência técnica, alicerçado numa lógica partidária e de eleição em concelhias e distritais, escola de muitos (não de todos, diga-se), políticos actuais do PSD.

Essa diminuição da qualidade dos seus agentes políticos e a sua imensa impreparação política para uma situação sem precedentes onde esquerda está no poder em maioria absoluta, vai ser uma factura muito cara a pagar nos próximos tempos para o PSD.

Deste congresso falou-se de regressos messiânicos, de líderes vindos da estrutura partidária, com a inflamação dos discursos com os aforismos de sempre. De novo, só quase se falou sempre de líderes. No congresso, o PSD de novo a olhar para o seu umbigo.

Onde está a viragem que tem que ser dada? Perceber que o eleitorado jovem foge do PSD e não se revê neste partido, entender a erosão do eleitorado rural e do que vive nas cidades. Curioso é que sabendo que 39% da população portuguesa vive em 55% do território nacional que em 2015, 68% dos portugueses viverá em aglomerados com mais de 1 milhão de habitantes, o congresso não tenha reflectido sobre o que esse movimento sobre cidade traz para o PSD e que implicações e que novas respostas exige.

Como é que o PSD vai conquistar esse eleitorado que tem aspirações diferentes e que tem baixas expectativas quanto ao PSD? Quais são os novos ideários? Que resposta tem para eleitorados diferentes? Portugal não é um país de esquerda. O que mudou então? Que alternativa tem o PSD a este Governo? Como irá ele fazer uma oposição activa, credível e permanente e ao mesmo tempo mostrando a Portugal que tem um programa próprio e que não segue fielmente a agenda da esquerda. Tarefa de Golias para um partido que nunca se viu neste registo: fazer uma boa oposição e ao mesmo tempo construir alternativas de políticas, que não sejam erráticas nem demagógicas.

Como é que o PSD vai fazer para que os portugueses vivam melhor. Qual ao modelo que quer para o Estado? Como vai sair do cerco da esquerda? O eleitorado que irá votar em 2009, data da 1º eleição após este ciclo eleitoral que acaba nas presidenciais, tem agora 14 anos. Como é que o PSD vai agir neste mundo pós Google?

Estas deviam ser as respostas que deviam ter inquietado o congresso e o PSD.

Há uma nova geração que não tem memória do 25 de Abril. Já nasceram em democracia e que querem coisas novas dos partidos. Os blogs, que surgem 70 por dia em Portugal, mostram que há gente que reflecte sobre a política. Mas que não cola ao que é hoje o programa do PSD, um programa acantonado por temas tradicionais. O PSD para mudar, tem que integrar os novos tempos, as novas pobrezas que nos são revelados por estudos da Saúde e da Segurança Social, a exclusão social, a cidade, a desertificação do mundo rural, as novas causas que o mundo hoje não cessa de nos mostrar.

Usa-se muito a expressão ruptura. O PSD precisa de uma nova governação. Mas é isso mesmo, o PSD para voltar ao poder tem que fazer a ruptura de dentro para fora, ir buscar novas pessoas, apresentar respostas novas aos desafios contemporâneos e emergentes da sociedade, fazer emergir uma nova classe política preparada e formada fora do contexto das redes tradicionais, que também elas assentes em interesses olham com ambição o exercício da política, promover a reforma do sistema política sem a qual Portugal está refém de um modelo datado e nada eficiente.

Há que perceber que o BE ganhou eleitorado porque fez política a uma escala que os grandes partidos, o PSD não entende. As pessoas não querem já grandes causas, a política não cola a grandes combates. A política tem que ser feita numa escala mais reduzida: na escola, no bairro, no quarteirão, na net, onde estão as pessoas que têm expectativas e inquietações locais; o ambiente, o desordenamento urbanístico, a segurança. Tornaram-se pequenas grandes causas. A política é uma missão para as pessoas. È nisso que os portugueses estão descrentes em relação ao PSD. Entendem que o PSD se serve da política e que não os serve a eles. Nada há mais perigoso que esta distância e este desacreditar no exercício da política: só promove radicalismos e anomias.

O PSD só pode crescer na procura da diferença de políticas e no confronto de novas causas, desapegado de consensos que por nunca terem sido objecto de contestação, são dado como bons. Um trabalho de Golias.


Teresa Goulão (in jornal de negócios)




bv

COM ORGULHO MUITO SEU

Agora cinco pelejas.
Contra estão muitos.
Somos poucos
Apenas dezasseis milhões.
Mas bons.
Temos História,
e temos o futuro.
Isso desespera-os.


Toca o hino:
"Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes"


Bvta
CrsDvale

FARO, 19.15

In boca al lupo...

Crepe ´il lupo!



bvta

O PAVÃO E O LÂNGUIDO

"Carrilho não olha a meios para atingir os fins: forçou a saída de vieira nery da Cultura porque lhe fazia sombra, considera guterres um beato,lânguido,insuportavemente desresponsabilizante e compara sócrates a santana na falta de cultura e impreparação ideológica. Resta a lucidez de barreto com o retrato mais lúcido e incisivo da criatura: um pavão de província."
j.m.amador(in cartas-pública)



Em resumo:O Barreto tem razão. E o Carrilho também.


bvta

TREM DE COZINHA

"O Padre Miltachos
Actividades que constam do CV, exibidas como para além das normais a um sacerdote em pleno exercício de ordens e das responsabilidades internas na sua Ordem:
- Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, desde 1991.
- Chanceler das Ordens de Mérito Civil, desde 1993.
- Vice-Presidente do Conselho Económico Social, desde 1992.
- Presidente de Honra da Confederação Internacional das Misericórdias, desde 1993.
- Presidente da União Europeia das Misericórdias, Florença desde 1992.
- Presidente do EUROSAFE (Paris), desde Maio 1994.
- Presidente de Honra do IREFREA (Institut de Recherches Européen sur les Facteurs de Risques chez l'Enfant et l'Adolescent), Lyon, desde 1989.
- Juiz do Tribunal Patriarcal de Lisboa, desde 1974.
- Presidente do Conselho Geral do Hospital de S. José, Lisboa desde 1997.
- Conselho Social da Universidade de Coimbra, desde 1998.
- Conselho Geral da Fundação Montepio Geral, Janeiro 2000.
- Conselho Superior da Fundação Ilídio Pinho, desde Janeiro 2000
- Conselho Geral do Instituto Superior de Gestão (ISG), Lisboa 1994.
- Académico de Honra da Academia Mundial de Ciências, Tecnologia e Formação Profissional, desde 1999.
- Académico Correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, desde Junho 1994.
- Conselho Consultivo da Fundação da Juventude, desde 1991.
- Conselho Consultivo do Centro Português de Fundações, desde 1993.
- Administrador da Lusitânia Vida - Companhia de Seguros, desde 1993.
- Conselho Geral do Montepio Geral, desde 1989.
- Presidente da Assembleia Geral da Lusitânia - Companhia de Seguros, desde 1991.
- Presidente da A.G. do SUCH, desde 1996.
- Presidente da A.G. da Assoc. Portuguesa. de Segurança Social, desde 1994.
- Presidente da A. G. do CEEPS (Centro de Estudos de Economia Pública e Social), Lisboa, desde 1999
- Presidente da A.G. da Civitas Associação da Defesa dos Direitos do Cidadão, Lisboa, desde 1989.
- Presidente da A.G. da Associação de Socorros Mútuos "Almirante Reis", Lisboa, desde 1992.
- Presidente da A.G. dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, desde 1993.
- Presidente da A.G. da Escola Nacional de Bombeiros, desde 1996.
- Presidente da A.G. do B. S.G. desde 2000.
- Presidente da A.G. do B. Alves Ribeiro, desde 1997.
- Membro honorário da Raoul Wallenberg Foundation desde 2001.
- Presidente da Mesa dos Congressos da Liga dos Bombeiros Portugueses, desde 1989.
- Presidente do Conselho Fiscal da Cruz Vermelha Portuguesa, desde 1997.
- Capelão do Convento da Arrábida
- Capelão dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, desde 1970.
- Capelão de Honra dos Bombeiros Portugueses, desde 2000.
- Vogal do CNOEPC (Centro Nacional de Operações de Emergência de Protecção Civil, desde 1993.
- Vogal do Conselho Estratégico de Lisboa, desde 1993.
- Administrador da Fundação Pro Dignitate (desde Maio 1995).
- Conselho de Curadores da Fundação Comunidade Contra a Sida desde 2001.
- Conselho de Fundadores da Fundação Cidade de Lisboa.
- Administrador da Fundação Carlos Monjardino, (desde 1994).
- Presidente da Assembleia Geral da Associação do British Hospital, desde 2002.
- Administrador do British Hospital, Lisboa desde 2000.
- Membro do Conselho de Administração do CEDAG.
Só incluo as actuais porque a lista de todo o trem de cozinha que conseguiu juntar até agora ia ocupar-me pelo menos metade do blog.
Viva a Igreja, a democracia, a Opus Dei e Eu."

(de háquemtenhaospesmaiores)


bv

LODAÇAL

"22.4.05
QUASE NADA
Certamente a mando de Santana Lopes, os seus empregados superiores na CML, vulgo vereadores, tentaram, numa cena patética, mostrar a sua indignação a Marques Mendes por este não ter escolhido o seu patrão para recandidato à Câmara. É bem feito para Carmona Rodrigues. Talvez agora perceba o género de gente com quem andou a tratar. Não lhe adiantará muito afastar-se deles. Santana fará tudo para o arrastar para dentro do seu privado "Titanic" camarário. Gente desta não perdoa. E Carmona pôs-se a jeito ao aceitar tudo e o seu contrário de Santana Lopes. A sua "competência" aparece assim diluída no lodaçal deste infeliz mandato autárquico onde praticamente não sobra pedra sobre pedra. Carmona é apenas o melhor do que não presta. E isso é quase nada.
# posted by jg : 22.4.05"



bv

TRAUTEANDO FADINHOS

"Portas mais aclamado que Papa Bento XVI
23-04-2005 12:37
Judite França e Sara Marques
"
(portugal diário)

Quem serão? A Judite e a Sara?
Lá que têm jeito para o jornalismo, e do grande, lá isso têm.


bvta

Queijinhos frescos

A não perder, a deliciosa historinha do marido da cantora de "queijinhos frescos", ou
"As confusões do amigo Heduíno"



bv

A SURPRESA

Os Congressos do cds e do pp, comprimidos, redundaram em surpresa.
Acabaram como se se tratasse apenas de um, tudo se passando com civilidade, discussão aberta e fair-play. A ponto do comentador da sic falar num dos "grandes momentos da democracia portuguesa".
A eleição do líder foi a esperada. Ganhou o candidato apoiado por Nobre Guedes.

BVta

MAU PASSO

Para António Barreto, o Governo "em vez de fomentar a ética do serviço público, deseja encorajar a moral de obediência partidária."

Isto a propósito da proposta de lei dos dirigentes da administração pública, onde, diz ainda, "a coberto da confiança política, estamos diante de uma pura obscenidade democrática". (in público)

bvta

OS AMIGALHAÇOS

Os maduros, não vá a gente esquece-los, teimam em vir à tona, volta não volta.
O elegante e aferido sr. pinto vem contar à plateia, todo teso, que quando havia um problema importante na Câmara de Lisboa ia tratar dele com o pm, ao tempo o sr lopes, e não com o presidente da dita Câmara.

O procedimento e a basófia recortam, de encontro à paisagem, a silhueta do tolo.
O estilo, esse, é o de um lusitanismo rico, com cheiro científico de cavalariça.


bVta

OS ANEXINS FRISANTES

Um dos duelos, por onde passavam todos os outros (Nobre Guedes vs. Pires de Lima), já teve vencedor.

bvta.

23.4.05

A HISTÓRIA POR UM FIO

Subentendendo o relevo da coisa, "Telmo" desvendou:
José Maria Aznar telefonou-me.

Temos, assim, propulsão internacional, coisa de estadistas.

Razão parece ter Constança CS, que, a propósito desta rapaziada, escreveu, maternal, "esperar que o novo Papa a ilumine."

O pior é se o Papa Bento XVI se lembra de telefonar ao "Telmo"...



BVta

OS LIMITES DO IMPÉRIO

O Expresso(Economia&Internacional), a propósito do lançamento do canal de televisão/SLB, de vocação universal, actualiza e confirma:

a diáspora benfiquista espalhada pelo mundo está calculada em 10 milhões.

A esse universo juntam-se os seis milhões residentes no país e temos o cosmos slb: 16 milhões.

É caso para dizer: Toca o Hino!



BVta

OS BASTARDOS DE ROBESPIERRE

Como diz o prof. Pulido Valente (in publico, 23.04):
O ideal histórico (dos ardorosos adeptos da limitação dos manatos) "foi tradicionalmente um ano, com a possibilidade de remover por plebiscito quem se portasse mal".

Mais:"Claro que, na sua ignorância, a gente que em Portugal propõe a limitação de mandatos, inimiga pública e jurada do populismo, não percebe, e nunca perceberá, que abriu caminho às piores formas de populismo.Segundo parece, ela só quer eliminar os dinossauros que por aí estão instalados nas Câmaras:uma linda coisa.
Mas não diz (como Antonio Barreto se atreveu a lembrar)que vai eliminando ao mesmo tempo os raros centros de resistência à direcção central dos partidos, que se tornam pouco a pouco omnipotentes.
Quando se estabelece a desordem na base, ganha sempre lá em cima o tiranete, colectivo ou não."

E ainda:"Os dinossauros seriam a corrupção...Daí a necessidade, e a urgência, de impedir que o povo, manifestamente estúpido e alvar, os volte a eleger.
Não interessa que o povo eleja um gangster rival, com 12 anos para encher o saco.
Nem sequer interessa que ele escolha o sócio, o filho, o genro ou o cunhado do dinossauro, criando assim uma pequena dinastia de dinossauros...
Com a limitação dos mandatos, alguns políticos, fingindo virtude, usam em seu proveito o ódio universal à classe.
O resto é conversa."



bvta

OS LIMITES DO DECORO

A um deputado recente, de nome câmara pereira, muito embebido na sua natureza, deflagrou-lhe uma ideia e, pior, assoprou-a:

"Ser deputado está a ser muito bom. Muito trabalho?
Quem quiser fá-lo, mas quem não quiser fazer nada também passa despercebido, sem problema."

O cru problema desta criatura é que não passa despercebida.


bvta

BOCADO D´OIRO

O elegante rui santos, oráculo da sic para "o futebol", esmoendo a sua finura, deitou este bocado d´oiro ao matutino "correio da manhã":

"O futebol transformou-se numa casa de putas."

A sério?!

E também já terá percebido, na sorna mudez da sua paixão pelo "futebol", quem é o grande proxeneta? O grande alcaiote? o grande cáften?


brvta

DEZ-REIZINHOS PARA UMA QUARTA DE FIGOS

A coisa parece esturrada. Os Congressos do PP e do CDS, em simultâneo, levam para já "Telmo" a descobrir uma frincha: "O CDS não é portas".
De facto,não é, como já se sabia. Portas é, antes, o pp.

Mas, correndo os congressos dos dois grupinhos em conjunto, como vão os jovens do pp reagir ao acento tónico no cds ?
E como irão, uns e outros, digerir o comentário de Nobre Guedes?
-"Isto foi tudo uma encenação. Acho isto o pior da história do cds."

Do cds. Que do pp já se viu (ainda) pior.

O que fazia falta a esta rapaziada toda era vasculhar o fundo do pântano da alma e trazer ao de cima uma escuma mais límpida a que pudessem chamar dignidade.

BrVta.

PESCA À LINHA

"Sábado, Abril 23, 2005
o anzol terá apanhado que peixe?
pareçe que a lista sençivel e sper secreta capaz de perturbar a ordem cosmológica do universo afinal era uma lista de compras de mercearia...nestes jogos de sombras a "lista" foi utilizada como arma de arremeçu contra alguém.... a estupidez da coisa é tanta que de certeza não era gratuita....
por Piotr Kropotkine"

(do anarca)


Bv

TELMO POR POUCO...

Pelos vistos, em cima da hora, lá aparece Telmo Correia a evitar que um tal de Miguel Matos Chaves seja o sucessor de Paulo Portas.

Acontece que Telmo aparece muito a contra gosto e sem revelar qualquer entusiasmo. Foi ele que quis avançar ou alguém o mandou?


B. Pinheiro

22.4.05

O LÍDER E AS "BASES"

Oito dos nove presidentes das secções do PSD/Lisboa congratularam-se hoje com a candidatura de Carmona Rodrigues à Câmara da capital, recordando "o seu profundo conhecimento sobre a cidade" e a sua "reconhecida competência".

ver mais em "Portugal Diário"



Quando o anúncio da candidatura de Carmona Rodrigues começava a parecer uma imposição de Marques Mendes sem correspondência com a vontade dos militantes sociais-democratas (vd "Imposição do líder?", 21Abr2005), eis que aparecem os presidentes das estruturas de base do PSD a contrariar essa ideia.

O comunicado das Secções de Lisboa do PSD de apoio a Carmona Rodrigues parece reconhecer o acerto da decisão de Marques Mendes que, agora confirmado com os próprios, corresponde à vontade das bases do partido.

Entretanto, consta que a JSD de Lisboa também manifestou já o apoio a esta candidatura de Carmona Rodrigues.

Os presidentes sociais-democratas das freguesias de Lisboa também se preparam para declarar o seu apoio ao actual vice-presidente da CML.

Deste modo, a candidatura de Carmona Rodrigues começa a reunir o consenso social-democrata quer dos dirigentes quer dos militantes do PSD. Se a este apoio generalizado corresponder a adesão dos lisboetas, o resultado final pode ser surpreendentemente positivo.

Continuam como excepções a este consenso Pedro Santana Lopes e os poucos indefectíveis que sobram e que tão tristes cenas andam a protagonizar. A dúvida é saber se serão suficientemente irresponsáveis para insistir com o comportamento que têm revelado.


Manuel S. Carneiro

SURREAL

Em declarações à agência Lusa, o vereador Pedro Pinto afirmou que «a esmagadora maioria dos vereadores não está de acordo» com a escolha de Carmona Rodrigues, vice-presidente da Câmara de Lisboa, para encabeçar a lista do PSD às autárquicas de Outubro, sublinhando que «não foi escolhido o melhor candidato».

«A vereação da Câmara de Lisboa é como um mini-governo. Temos uma experiência que devia ser partilhada e teria sido prudente que o partido nos tivesse ouvido antes de tomar uma decisão», afirmou Pedro Pinto.

«O actual projecto para Lisboa foi liderado por Santana Lopes e só por ele, que é o grande líder e o grande vencedor. Todo o trabalho tem o seu cunho. Temos dificuldade em perceber como se exclui um candidato que tem sucesso na cidade e porque se escolhe o número dois», sustentou.

«É claro que não tendo participado na escolha desta solução, não estarei na próxima solução», disse Pedro Pinto, garantindo no entanto que o projecto apresentado aos lisboetas nas últimas autárquicas «será levado até ao final».
«Não só o partido não nos ouviu, como o candidato também não dialogou connosco. Foi de uma máxima incorrecção ter aceite o convite antes de dialogar com os vereadores», frisou Pedro Pinto.

«(Para Carmona Rodrigues) é completamente indiferente o que pensam os colegas», acrescentou.

Diário Digital



Ricardo Salgado

O REBANHO

"O pastor alemão"

jmtavares, in diario de notícias, dissertando sobre Bento XVI


bv

OS COMPETENTES

"O PSD encenou o anúncio que já todos conheciam Carmona Rodrigues foi convidado pelo líder do PSD e aceitou ser candidato à Câmara de Lisboa. E ainda o vice-presidente da autarquia passava frente aos flashes dos fotógrafos, a meio dos directos das televisões junto às escadas da sede nacional, e já a direcção do partido recebera um pedido de audiência dos vereadores laranja na capital, que contestam a decisão de não recandidatar o actual presidente, Pedro Santana Lopes. Inicialmente prevista para as 19 horas, a reunião de Pedro Pinto, Helena Lopes da Costa, Ana Sofia Bettencourt, entre outros, com o secretário-geral, Miguel Macedo, foi adiada para as 21 e 30."

(in diario de notícias)


Queriam mais....


bv

MAIS FRUTA

"O outro jogo em relação ao qual a juíza concordou existirem indícios suficientes foi o Beira-Mar – FCP de Abril do mesmo ano. Neste caso, os investigadores puderam verificar que o árbitro da partida, Augusto Duarte, esteve em casa de Pinto da Costa antes do jogo, na companhia do mesmo empresário."

(in diario digital)


bv

FRUTA PARA DORMIR

"GOLPE DE ESTÁDIO

Despacho da juíza Ana Cláudia Nogueira acusa o líder do FC Porto de pôr em causa o Estado de Direito através da viciação de resultados desportivos. A juíza chegou a esta conclusão depois de ouvir escuta em que Pinto da Costa aprova oferta de «fruta para dormir» aos árbitros que garantiram vitória portista com golos irregulares"

(in independente)


O compincha do olegário é de mais...


BVta

O COLECTOR

Nutrido dos guisados mais refogados do bloco central, que lhe deixam atritos nos cascos das coroas, o ex-autarca isaltino estrebucha, indecoroso.

O colector de “veios centrais” ou não percebeu ainda o que se passa ou, percebendo-o, o apelo do fricassé é tão intenso que qualquer prancha de nau lhe serve para o voo.

O tempo está ruim para momices de habilidosos – se algum sentido teve o voto de 20 de Fevereiro foi o do varapau no lombo dos tronchas – e se alguns, os mais vivaços, o entenderam e tiraram sabática, outros, porventura mais abeberados na modorra das delícias, pensam que a velha e sebenta dona impunidade lhes vai continuar a babujar de beijos húmidos a cara espaçosa.


Já chega de chispe de porco!
Vá varejar bolotas para os cevados encavalgado nos galhos dos sobreiros.




BrunoVentana

Façam uma vaquinha

Há dias, Luis Nobre Guedes veio dizer que não podia ser líder do CDS-PP porque era advogado e isso era incompatível com a política (a escolha torna-se óbvia). Hoje, António Pires de Lima disse, na entrevista a Judite de Sousa, que teria muito honra em ser presidente do partido mas tinha uma família numerosa para sustentar. E pensar que já houve gente maldosa que dizia que o CDS era o partido dos ricos... Melhor seria - em vez de fazerem um congresso - optarem por uma quermesse para pagar ao futuro líder. Nós também não queremos que eles passem dificuldades.

no "Barnabé"


B. Pinheiro

MAIS NADA, MAIS NADA

Belmiro de Azevedo rejeitou, entretanto, um repto do presidente honorário do Sindep, Britaldo Rodrigues, para se envolver na criação de uma universidade privada sem os «vícios corporativos» das actuais e mais vocacionadas para as necessidades das empresas.

«O que faria, se pudesse, era mandar fechar algumas», respondeu o líder da Sonae, que na sua comunicação perante os 200 professores se envolveu em algumas «trocas de mimos» com congressistas.

Depois de declarar a sua «dificuldade» para admitir algumas greves de professores por razões salariais, Belmiro de Azevedo disse que o docente «com valor despede o patrão, mudando de emprego».

«Se não tem vocação, tem de ver se não é melhor fazer outra coisa qualquer», acrescentou.

DiárioDigital, 21Abr2005


B. Pinheiro

MAIS NADA

"O empresário Belmiro de Azevedo desvalorizou as medidas aprovadas esta quinta-feira em Conselho de Ministros para apoio a empresas que apostem em inovação, considerando que as preocupações estatais neste âmbito devem dirigir-se aos serviços públicos.

«A Administração Pública é que precisa de um choque tecnológico», comentou o líder da Sonae"

DiarioDigital, 21Abr2005


B. Pinheiro

21.4.05

TENHAM JUÍZO

Os vereadores do PSD da Câmara de Lisboa solicitaram uma reunião com o líder do partido, Marques Mendes, para debater a candidatura social-democrata à presidência da autarquia lisboeta, anunciou esta quinta-feira o autarca Pedro Pinto.

in Diário Digital



Mas com que direito se arrogam estes vereadores para "debater" a candidatura à câmara? Será que querem assegurar os lugares?

Consta que pode ser mais grave...

Será que terão o descaramento de tentar prejudicar o candidato do PSD - Carmona Rodrigues?

Será que estes militantes do PSD vão tentar causar danos à candidatura do próprio partido?

Será que irão desertar?

E Santana Lopes por quem estes estarão a tomar este tipo de atitudes? Não interfere? Não evita esta vergonha? Será que afinal está a instigar este comportamento?

Mau perder. Muito mau perder!

Isto pode acabar mal.


Eusébio Furtado

O TÓNICO DOS AGUDOS

(de abrupto)
"20.4.05
(JPP) O QUE SE GANHA O QUE SE PERDE EM VIAGEM
Uma coisa se perde: os acentos.O resto ganha-se."


Bem, pode perder-se também o assento, mas não é grave, será (até) tónico para os agudos (pelos vistos).

brvta

FINALMENTE, CARMONA!

Agora já é oficial. Carmona Rodrigues foi formalmente convidado a ser o candidato do PSD à Câmara Municipal de Lisboa. E aceitou!

Não vale a pena virem agora os vereadores dependentes de Santana Lopes colocar reservas, é melhor que os dirigentes (poucos) do PSD - Lisboa que são empregados dos referidos vereadores não sejam as "vozes dos donos".

Marques Mendes demonstrou coragem. Soube interpretar o sentimento doas "bases" do PSD mas, sobretudo, a vontade dos lisboetas. Decidiu com bom senso, com autoridade, mas também de acordo com quem representa - os militantes sociais democratas.

Cabe agora a Carmona Rodrigues merecer a confiança nele depositada. Assim será!

A bem de Lisboa...


Eusébio Furtado

CUIDADO, MUITO CUIDADO!

O conselho de ministros autorizou esta quinta-feira o cultivo de milho geneticamente modificado, o que começará a ser feito a partir da próxima semana, no início da campanha agrícola.

in Diario Digital


A manipulação e modificação genética de espécies provocam interferências no equilíbrio ecológico, nas cadeias alimentares, colocando possivelmente em causa a biodiversidade como factor essencial para a sustentabilidade da vida na Terra.

Não existem hoje certezas sobre as consequências da utilização de trangénicos na alimentação humana ou de outros animais. Nomeadamente, não existem garantias sobre a segurança para a saúde humana quando exposta ao consumo de OGM.

Mas questões de ordem ética também se colocam no que respeita à utilização de OGM como sejam as que se relacional com as patentes sobre a vida, ou ainda as consequências do controlo da cadeia alimentar por parte de algumas grandes transnacionais consolidadas.

As perguntas sem resposta são numerosas e as garantias e vantagens sociais francamente aquém dos riscos envolvidos. Enquanto tais dúvidas não forem esclarecidas, a comercialização de OGM para fins agro-alimentares apresenta-se prematura, com vantagens a curto prazo para os interesses comerciais enquanto que para a sociedade há desvantagens sobretudo hipotéticas, podendo revelar-se em toda a sua extensão apenas num futuro longínquo. Nessa altura provavelmente será demasiado tarde.


Para saber mais sobre trangénicos pode consultar "Trangénicos fora do prato"


Manuel S. Carneiro

perdão?

ouvi o Marques Mendes mesmo agorinha na SIC Nuticias a dzer quia reçeber em audiência o Carmona.....

audiência???!!!! audiênçia????!!!! não será antes uma reunião? um encontro? uma comberseta? e a audiênçia é conçedida? marcada? suplicada?


ver mais no Anarca


B. Pinheiro

NÃO!

«Concorda que deixe de constituir crime o aborto realizado nas primeiras 10 semanas, com o consentimento da mulher, em estabelecimento legal de saúde?»


Eusébio Furtado

SANTANA NÃO QUER SAiR

No comunicado em que dá conta de que Marques Mendes não pretende a sua recandidatura a Lisboa, Santana Lopes também aproveita para sublinhar a sua intenção de cumprir até ao fim do seu mandato na CML.

Santana Lopes afirma que pretende assegurar a execução dos compromissos assumidos na candidatura que liderou nas últimas eleições autárquicas. Acrescenta ainda um "pormenor": que este facto "mereceu inteira compreensão" de Marques Mendes (esta afirmação contém muito veneno).

Importa dizer que esta atitude de Santana Lopes revela má fé. Com a agravante de saber estar a prejudicar Carmona Rodrigues de quem se diz amigo.

De facto, após o anúncio de que o candidato não é Santana mas o seu vice, para quê ficar?

Que condições de continuar a exercer o cargo quando foi publicamente rejeitado? Como fica tendo a seu lado o seu vice e preferido para ocupar o seu próprio lugar?

E Carmona Rodrigues? Poderá manter-se na câmara se Santana não sair? Poderá continuar numa posição subalterna perante quem pretende substituir contra a vontade daquele?

Esta situação é insustentável. Um deles terá de sair. A bem ou a mal!


Manuel S. Carneiro

IMPOSIÇÃO DO LÍDER?

O presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, anunciou esta quarta-feira que o líder do PSD, Marques Mendes, lhe transmitiu que a direcção nacional do partido não pretende a sua recandidatura à Câmara Municipal de Lisboa.

Esta declaração, feita assim, pela negativa, tem como objectivo, na própria forma, criticar Marques Mendes e provocar mais um episódio de vitimização.

Por outro lado, o ênfase dado ao facto de ser, alegadamente, uma decisão do líder do PSD, permite promover a leitura de que esta é uma imposição das "cúpulas" do partido e não uma vontade genuína das "bases".

Com efeito, visto deste modo, parece uma decisão forçada e não partilhada. Resta saber se é assim ou se Marques Mendes mais não fez que representar a vontade de todo o partido. Se assim for, seria esclarecedor que as "bases" partido de pronunciassem tão breve quanto possível.

Mais do que afirmar a sua recusa em aceitar santana Lopes, importava ouvir quem querem os militantes sociais democratas como seu candidato à câmara de Lisboa. Não o fazendo estarão a dar razão a Santana Lopes. Mais estarão a enfraquecer a candidatura de Carmona Rodrigues.


Manuel S. Carneiro

TUDO AO CONTRÁRIO

Queriam um Papa fora da Europa foi europeu.
Queriam um Papa progressista foi conservador.
Queriam um Papa novo foi velho.

A Igreja não segue o caminho da facilidade, da moda, do imediatismo.

Ainda bem.


Manuel S. Carneiro

20.4.05

PP SEM PP

Feist diz que direcção de Portas só servia a sua vaidade pessoal
(in publico)

O senador Feist escalpeliza o drama do denominado pp.
Verdades como punhos.
Mas, verdade seja dita, toda a gente percebeu desde sempre que o pp era um produto pp para benefício exclusivo de pp e que quando a festa acabasse para pp, o pp deixava de ter importância para pp.

E para os demais.


bvta

SÃO BENTO

Viagem a S. Bento

que vale a pena.



bvta

VORAZ

Águiazinha voraz....
Também quer a Taça.


bv

A REQUALIFICAÇÃO

"O Dr. Soares está triste, o Dr. Louçã indignado, o Sr. Saramago, esse paladino da liberdade de imprensa e expressão no DN nos idos de 75, clama contra o regresso da Inquisição, Paulo Gorjão compara-o a Jerónimo de Sousa, e a Igreja ao PCP, D. Januário Torgal Ferreira, um bispo que aproveita para demonstrar a sua ilimitada fé na perspicácia do Espiríto Santo, tem dúvidas que seja o homem certo, no lugar certo, e para - rematar - o nosso Cardeal, "aliviado" por não ter tido um único voto, D. José Policarpo pede desculpas aos portugueses se os "desiludiu" (!) e diz que os portugueses não devem temer (!) o novo Papa. Portugal também é assim."

Isto e mais na GLQL


bvt

EM CONTAGEM DECRESCENTE PARA LISBOA

Tudo se precipita nas candidaturas à câmara de Lisboa.

Primeiro foi Carrilho a apresentar-se como candidato socialista.

Depois o PCP a tentar ir a reboque "pedindo" uma coligação com o partido socialista. O PS lá concedeu uma primeira reunião com Jerónimo de Sousa mas sempre foi avisando que queria ter também o Bloco e que a "paridade" nas listas era quando o PC tinha outro significado eleitoral. Resultado: "diferenças programáticas"...

Agora o PCP apresenta Ruben de Carvalho, um ortodoxo comunista bem ao estilo da actual liderança. Pelo PCP, obviamente que não é para levar a sério. Acontece que amanhã realiza-se a segunda ronda de negociações e era preciso dar um sinal de "força".

Curiosamente o Bloco continua a ser omitido. Curioso ou sinal de que estas reuniões são para "fazer de conta" e o PS já sabe muito bem o que quer (e o que não quer)...

Entretanto no PSD as coisas parecem estar por dias (ou horas) de ficarem definitivamente esclarecidas. Carmona Rodrigues deverá ser anunciado muito em breve como o candidato do PSD. E sem coligação com o PP...



Eusébio Furtado

CLUBE DE FÃS

The Cardinal Ratzinger Fan Club


Manuel S. Carneiro

NOTAS BIOGRÁFICAS DE BENTO XVI

Ratzinger profile (CNN)

Pope Benedict XVI (wikipedia)

Oficial (Vaticano)



Manuel S. Carneiro

IMAGEM DO DIA



Manuel S. Carneiro

OXALÁ

o presidente da internacional socialista foi hoje examinado pelo chefe do gabinete do secretário-geral da onu e por um dos coordenadores do comissariado para os refugiados.

Oxalá tenham apreciado a criatura. Oxalá, mesmo!


bvta

19.4.05

BENTO ANTERIOR

Quanto a Bento XV, ele foi inimigo pessoal de São Pio X, e era um dos líderes progressistas, para não dizer modernistas, no Vaticano . Ele assumiu o nome de Bento, em, homenagem a um personagem do romance Il Santo do Modernista Antonio Fogazzaro, romance condenado ao Index por São Pio X. Durante seu pontificado, Bento XV seguiu diretrizes opostas às que adotara São Pio X.

Nasceu em Gênova. Eleito em 6 de setembro de 1914, num conclave de seis dias, Bento XV estava com sessenta anos. A Primeira Guerra Mundial estava em curso. Suplicou pela paz, inutilmente. A Itália também entrou em guerra. Bento permaneceu neutro. A Guerra terminou em 1919, com a derrota da Alemanha. Criou setenta dioceses em países do terceiro mundo. Aumentou as sedes diplomáticas da Santa Sé. Publicou o Código de Direito Canônico. Voltou sua atenção para a Ásia e para a África. Morreu em 22 de janeiro de 1922.


Bvta

Subtil é o Senhor

"Não se consegue dirigir a Igreja com Avé Marias"
Arcebispo Paul Marcinkus





A partir da 01.30 da madrugada e até ao nascer do sol, enquanto Roma dormia, desencadeou-se no bojo mais recôndito do cavername do Vaticano uma imparável cadeia de acontecimentos, que tão cedo não virão à luz do dia.

De facto,dificilmente os condottieri do jornalismo de investigação conseguirão nos próximos anos agarrar as pontas dos fios ocultos que teceram a enigmática trama da madrugada romana, digna dos lances furtivos de um Alexandre VI, o Borgia, ou de um Júlio II, o Della Rovere.

Como foi dito - vd.Deus joga aos dados? -, cerca da 11.00 da noite de ontem, os três polos emergentes, aglutinadores de inclinações de voto, metamorfosearam-se em dois.

Isto, por via das forças centrífugas que incidiram no que se pode chamar a bissectriz resultante do ângulo agudo formado pela linha do mais exteriorista desses polos com a linha do menos interiorista do quarteto que podia emergir, no caso, admitido, de dois dos polos primitivamente dominantes "empatarem" entre si, esmagando todavia o terceiro.

A reacção centrípeta a este movimento por parte dos três candidatos mais interioristas do quarteto alternativo, em articulação, condicionada à verificação de certos pressupostos, algo obscuros, com os dois polos restantes do conjunto tripolar, levou o Cardeal Sodano,da linha interiorista, secundado pelo depositário das posições moderado-interioristas, o Cardeal Tettamanzi, que até às duas da madrugada se inclinava para um apoio ao moderado-exteriorista Cardeal Schoenborn, a optar por dar o seu aval à linha ortodoxa dos radicais-interioristas, após uma dura negociação de 55 minutos com o Cardeal Ratzinger, à porta fechada, na suite do Cardeal de Veneza, que embora mais próximo de uma corrente intermédia ente os interioristas e os moderados-exterioristas, acabou também ele por aderir ao cerrar de fileiras da ala radical-interiorista.

Com isto, resultou anulada a emergência, com tendência a engrossar, radical-exteriorista,representada pelo Cardeal Maradiaga e se escolheu como sucessor de São Pedro o baluarte máximo do radical-interiorismo.
Na tarde de hoje, como avançámos ontem.

Parece que Ian Stewart tem razão:
Se Deus jogasse aos dados...ganhava.



BrVtana
CrsDvale

KARTHALA



Após 14 anos de inactividade, no arquipelago das Comores, no oceano Índico, volta a dar sinais de inquietude desde as profundezas da Terra o vulcão Karthala.


Para mais informações sobre o vulcão Karthala visite:

Global Vocanism Program

Observatoire Volcanologique du Karthala

Para conhecer mais sobre as Comores visite:

Le site Internet des Iles Comores

Union des Comores


Eusébio Furtado

ISALTINO POR UM FIO

Consta que, afinal, Isaltino não é tão consensual como dizia em Oeiras.

Depois de ter organizado um jantar com mais de mil comensais que lhe declararam apoio, depois de ter obtido o apoio esmagador de uma das duas secções de Oeiras, veio o congresso do PSD.

No congresso em que foi eleito Marques Mendes, Isaltino apostou em Menezes. Perdeu. Colocou o seu apoiante - Luís Todo Bom, como candidato de Menezes à Mesa do Congresso e foi cilindrado por Manuela Ferreira Leite. Encabeçou uma lista ao Conselho Nacional e obteve um fraco resultado.

Agora, mesmo contando com o apoio de Helena Lopes da Costa a eleita de Santana Lopes e secretária-geral de Luís Filipe Menezes, parece que as coisas começam a correr pior a Isaltino. Na semana passada, na secção supostamente dominada por Lopes da Costa, a possibilidade de Isaltino ser candidato do PSD a Oeiras não foi bem recebida pela maioria dos responsáveis locais, isto mesmo com as ameaças de Lopes da Costa...

E agora Isaltino? Será que basta o apoio do "Politicopata"?


Eusébio Furtado

18.4.05

APENAS UM DE DISTÂNCIA



Hoje, discreta mas eficientemente se ultrapassou mais uma etapa. Hoje foram Douala, Sá Pinto e Liedson.

Dia 15 de Maio se escreverá mais uma página de glória...


Horta G.

DEUS JOGA AOS DADOS?

“Acaso é o pseudónimo de Deus quando Ele não assina”
Anatole France



Quem será o próximo cliente dos Gammarelli,os lendários alfaiates de todos os Papas desde 1793( com a excepção de Pio XII)?

Nem o cardeal Ratzinger,neste momento, saberá ao certo.

Tem contudo uma ideia, e nós também.

Neste conclave há 58 europeus e 57 do "resto do mundo".
O local dos seus conciliábulos e discussões é na Casa de Santa Marta, já que na Capela Sistina “ só se reza e vota”.

A quem irá o Cardeal Ratzinger perguntar, garantidos que estejam mais de 87 votos: “Aceita a sua eleição canónica como Sumo Pontífice?”

Com base em elementos obviamente não disponibilizáveis, estamos em condições de avançar que durante o dia de hoje se desenharam tendências marcadas em redor de três personalidades, que, juntamente com uma quarta, uma quinta, uma sexta e uma séptima, a emergir no caso de duas daquelas se afirmarem categoricamente, “esmagando” a terceira, mas “empatando” entre si, a partir do final da tarde passaram a formar um septeto donde sairá o próximo Papa.

São elas, as três personalidades: o Arcebispo das Honduras, Óscar Rodriguez Maradiaga, o Arcebispo de Viena, Christoph Schonborn, e o Secretário de Estado do Vaticano, Ângelo Sodano.

A quarta, a quinta, a sexta e a séptima são, respectivamente, o nigeriano, ex-Arcebispo de Onitsha, Francis Arinze, o Cardeal Patriarca de Lisboa, José Policarpo, o Arcebispo de Milão, Dionigo Tettamanzi e o Arcebispo de Veneza,Angelo Scola.

Já noite dentro, cerca das 23.20 (hora portuguesa) chegaram-nos novos dados, que permitem avançar, com segurança absoluta, que apenas duas das personalidades do referido septeto estão, agora, em condições de suceder a João Paulo II.

Por razões inultrapassáveis, é-nos rigorosamente vedado adiantar qualquer outro pormenor, sendo todavia praticamente certo que será na votação de amanhã à tarde que tudo se decidirá.


brVta
CrisDvle

CEDÊNCIA AO MEDIATISMO

Pode ser um juízo errado, precipitado, injusto...

Pela primeira vez, a Igreja permite a transmissão em directo, pelas televisões de todo o mundo, do início do conclave de onde resultará a eleição de um novo Papa.

Trata-se do juramento solene perante os evangelhos. Uma cerimónia de grande significado para os católicos. Um momento de enorme intimidade para cada cardeal. Um instante de diálogo entre cada um destes responsáveis da Igreja e Deus.

A Igreja, que sempre tem sido a resistência à voragem dos tempos, os processos de decisão da Igreja que têm sido sempre reservados ao escrutínio público e mediático, foram hoje, pela primeira vez, expostos. Expostos a todos católicos ou não, crentes ou não crentes.

Hoje a Igreja cedeu. Cedeu ao mediatismo. Vergou ao imediatismo. Pena!


Manuel S. Carneiro

DOMÍNIO MUNDIAL

Primeiro foi Durão Barroso - presidente da Comissão Europeia. Depois Guterres - à beira de vir a ocupar o cargo de Alto Comissário para os Refugiados (coitados). Agora D. José Policarpo pode ocupar o trono de S. Pedro. Só falta mesmo o Sporting vencer a taça UEFA...


B. Pinheiro

SPORTING DOMINA


TAÇA LISBOA - SPORTING DOMINA NA NATAÇÃO

O Sporting venceu a prova de natação a contar para a Taça Lisboa, competição que envolve os três grandes clubes da capital - Benfica, Sporting e Belenenses. Os leões somaram 11 vitórias, contra quatro do Belenenses e apenas uma do Benfica. O torneio continua hoje com o jogo de basquetebol entre o Benfica e Belenenses (19.00 na Luz), e com o triangular de bilhar (21.00 em Alvalade).


In DN



Horta G.

MISSÃO ENEIDA


Mais uma missão da Agência Espacial Europeia que chegou com sucesso à Estação Espacial Internacional.

A nave Soyuz TMA-6 Partiu de Baikonur no Kazaquistão no dia 15 levando a bordo o italiano Roberto Vittori e chegou à EEI no Domingo.

Mais informações e imagens no site
Eneide Mission


Eusébio Furtado

ONDE ESTÁ O FIFÉ?

"Manuel Monteiro conseguiu ver aprovada, sem grande oposição, a sua moção de estratégia e a definição ideológica, assumindo que o partido quer ser uma nova via à direita do PS, assente nos valores do Homem, da Nação e da soberania do Estado.
A sua equipa para os órgãos partidários foi sufragada em lista única, sendo acompanhado na direcção por três vice-presidentes que são Nuno Montenegro, Maria Augusta Montes e João Almeida Garrett, Mário Lemos como secretário-geral e seis vogais: Luís António Alves, Sara Santos Costa, Paulo Ferreira Lopes, Fernando Lima, Rui Teixeira e Melo e Sara Marques."
Diário Digital / Lusa


Está tudo muito bem, mas e o Fifé??
O Fifé ficou fora da "equipa"!!??
Os "viáveis" sem Fifé são "inviáveis".
Sabemos que ele dá por fernandes, e não se vê por aqui nenhum fernandes.
Onde está o Fifé?


bvta

REFERRING WEB PAGES

Smile in your eyeS (中文)

तत्काल

Emre Altuğ



Eusébio Furtado

17.4.05

CHOQUE E PAVOR

"...O Daniel Oliveira comporta-se com um dos Reis Magos a assistir ao nascimento dos Regimes Homicidas e Ateus de Inspiração Comunista. Quer levar-lhes incenso, mirra mas vão sempre cheirar mal. Quer vesti-los de ouro mas nunca vão brilhar!!! É só um pateta!..."

in "Eu sou o politicopata"


Eusébio Furtado

"PORQUE É QUE ISTO ACONTECEU?"

"A direita não é amiga do Ambiente.
Ambientalistas, há apenas o engº Carlos Pimenta e o meu querido amigo engº Jorge Moreira da Silva..."

(Ex-Maot,rtp2,17.4.05, 23.00)


Brvta

SÓ PARA SETE

Apenas para um grupo de sete (milhões).
Para gozo de alma.
Lindo.


bvta

29 FOR EVER

.
Última Vontade

"Morrer assim
como outrora o vi morrer ,

o amigo que lançou relâmpagos e olhares
divinos na minha escura juventude:

malicioso e profundo,

um bailarino na batalha,
entre guerreiros o mais jovial,
entre vencedores o mais grave,

um destino sobrepujando o seu destino,
morrendo vencia :

ordenando, ao morrer,
e ordenou o aniquilamento...

Morrer assim
como outrora o vi morrer
vencendo, aniquilando..."

(Nietzsche)



publicado num lendário blog benfiquista, por ocasião do seu fecho, em 23 de janeiro de 2004, dois dias antes da morte de Feher (nº 29 do slb) em guimarães.

brVta

RAMBO NA TV

A não perder, hoje, às 22.30 na rtp2.
Teve entradas de leão no governo, e como ministro do ambiente chegou a ser chamado de Rambo.
Uma dia fez um ultimato público ao pm da época. Deu-lhe até, ao desgraçado, 24 horas para se resolver e ele, o desgraçado, vergou. Deu na tv.
Pôs o "faz-tudo" do desgraçado, que queria ser recebido "de imediato", a secar na salinha de espera do palácio do manteigueiro mais de uma hora, até o faz-tudo desistir e sair a espumar raivinhas para o telemovel.
Meteu no bolso o barreto e o mexia e foi gostado pela rapaziada ambientalista.
Ora, diga lá excelência!



bvta

NUSQUAMA

Fresco e fundo como a maresia



bvta

CARÍCIAS DE UM ANJO

De Camilo Castelo Branco, em hora boa, e dedicado a helena lopes da costa que, a meio de Abril de 2003, ainda quer lopes candidato a Lisboa (capital, 17.4.05), configurando, pois, um caso muito especial:

"- Tragam-me a mim uma rosa de musgo, disse ela às amigas.
E as amigas volveram sem a rosa.
Desci ao jardim, colhi duas rosas aljofradas das lágrimas da aurora, pedi licença para lhas oferecer, e disse:
-Não as enxuguei, para não privar as florinhas das carícias de um anjo."




cristovão Do vale

MÁ SOLUÇÃO

No que respeita à lei da "limitação dos mandatos" recomenda-se ler (e pensar um bocado sobre) o magnífico texto de António Barreto - Má solução (público)

"Lei inútil, demagógica, contraproducente e despótica! Esta é a lei de uma classe política que desconfia de si própria. Que não resiste à tentação. Que conhece a existência da corrupção, mas não é capaz de a combater. É a lei da consolidação da partidocracia."

Diz ele, e diz muito bem.



CrisDvaL

O NOME DO JOGO

"É curioso, julgo que vamos ser campeões..."
Adepto do slb, à saída da Catedral





Sabe-se há muito o que é o slb.
Em portugal. Na Europa. No mundo.
O Glorioso.
Aristocrata e popular, força telúrica de ralé e destino, a corrente magnética entre sete milhões de humanos e as estrelas não é partilhável com quem não foi escolhido.
Estes não sabem.
À babugem da relva não têm perspectiva.
Não têm ângulo...
Não perceberam, ainda, o que lhes está prometido.
E que a chama imensa, magnífica e diabólica, como a lava, também é perversa.
Perversidade é o nome do jogo.
E o jogo, o final, esse é nosso.
Do Glorioso.
É assim.




bruno ventana

16.4.05

DEPOIS DO VOO



Uma ajuda para o estimado Bruno Ventana depois de uma queda aparatosa...


Horta G.

1 - 1

E já depois da hora...

Está quase!


Horta G.

LAURENTINO SABE?

O Rali Dakar partirá, na próxima edição, de Lisboa. Será já em Janeiro de 2006. Mais um sucesso de João Lagos para Portugal.

Laurentino Dias - Secretário de Estado do Desporto, já veio a terreiro afirmar que... Foi surpreendido com a notícia... Não tinha conhecimento... Não sabia!

Será que Laurentino já sabe que é membro do governo e que tutela o desporto?


B. Pinheiro

VOO NOCTURNO

No centro da admirável Catedral, a voz gaiata e atrevida vai soltar o brado:

Vitóooooria, Vem !


E ela, altaneira e soberba, virá.
Ao seu campo.




Bruno Ventana

VIRA-SE E REFUNDA-SE

Arranca II Convenção Nacional do Partido da Nova Democracia
O conclave servirá para uma «refundação do partido», como, de resto, é desejo da direcção liderada por Manuel Monteiro.
Quanto à refundação do partido, passa, segundo o líder Manuel Monteiro, por "virá-lo mais para a prática e não só para conceitos vagos».
(diario digital)


2 em 1:
Vira-se e refunda-se.
Ora cá está o que fazia falta.
Isto é coisa de uma outra casta de espírito.
Não será uma toirada, mas garraiadas também as há e, às vezes, são bem boas.


A refundação de "os viáveis".
A viragem para a prática.
A guinada para o vórtice da História.
O adeus aos conceitos vagos.
O mergulho no concreto.
O banhinho no riacho da glória.

Mas, atenção, que não falte o Fifé!
Sem um Fifé, um projecto deste sopro não medra.



brVta

À ATENÇÃO DOS REFUGIADOS

"É tudo beato, lânguido.."
mmc



Contributo para o perfil psicológico de um candidato ao lugar de alto comissário da onu para os refugiados:

"uma pessoa que não suporta que não gostem dele (...), o que o impede de ser frontal e explica o privilégio que ele dá à vitimização e o modo como se esgueira pelas vias da compaixão. É tudo beato, lânguido, insuportavelmente desresponsabilizante."

O contributo, perspicaz, ainda que benévelo, é do prof. doutor manuel maria carrilho.
(julho, 2001 -"pública")



cristovão do vale

DELIR

Quando grassa a "ansiedade" (vd. dn) na espera de um telmo ou de um ribeiro e castro e/ou de um nuno melo (!?), o único candidato assumido - Matos Chaves - tem toda a razão:

"Como não apareceu ninguém até agora, espero que não apareça mais ninguém."

É isso.


bvta

PRÓXIMA ETAPA

Agora que parece esclarecido o mistério sobre a candidatura do PSD à Câmara de Lisboa, outras serão as preocupações.

Em que condições fica Carmona Rodrigues - candidato (independente) do PSD à câmara de Lisboa, continuando numa equipa liderada por quem foi impedido de se candidatar a esse mesmo lugar? Será possível continual numa posição subalterna relativamente a quem continua a ser o presidente?

Como será a relação com vereadores que defendiam outra solução e se opuseram à escolha do PSD? Estarão dispostos a ajudar Carmona?

A situação de Carmona Rodrigues é tudo menos fácil.

Estando dentro fica vulnerável a qualquer boicote ou sabotagem. Optando por saír será acusado de renegar o seu "passado" com Santana Lopes. A saír, deveria te-lo feito quando Santana regressou.


Manuel S. Carneiro

DURÃO COM GRAÇA

Graça Carvalho (Gracinha sabichona) vai assumir o lugar de conselheira do presidente da comissão europeia para as áreas da investigação, ensino superior, energia e ambiente.

Quem parece ter ficado muito apreensivo com esta notícia é Mariano Gago. O actual ministro da ciência, tecnologia e ensino superior português sabe que, ao contrário do que fez no tempo de Guterres, nestas condições, será difícil enganar a comissão europeia...


B. Pinheiro

GOLOS DE PAIXÃO

"Depois do jogo, a equipa de arbitragem dirigida por Jacinto Paixão foi levada pelo dirigente portista Reinaldo Teles a jantar e a um hotel onde os árbitros eram esperados por três prostitutas."
(sic online)

Este reinaldinho é um verdadeiro papo de anjo.

Camilo ajuda a perceber:

"O principal egoista é aquele que se desvela em explorar o coração alheio para opulentar o próprio com as deleitações do amor."

bvta

19

Nem mais nem menos, foram dezanove os diplomas de última hora do governo de Santana Lopes que sofreram o veto de Jorge Sampaio.

Entre eles estão a Escola Superior de Turismo do Fundão e a Escola Superior de Restaurode Óbidos.

Se a estes vetos somarmos aquele de que foi alvo a proposta de Lei de Bases da Educação há uns meses atrás, chegamos à conclusão que do anterior governo (o XVI), pouco ou nada fica em matéria de ensino superior...

Veto!


B. Pinheiro

VAGA DE FUNDILHOS

"12.4.05
EU TAMBÉM...
... apoio a ida de Guterres para Alto Comissário da ONU para os Refugiados. Quem não apoia...
# posted by jg : 12.4.05"


bv

O ABRAMOVICH É DEMAIS

"15.4.05
DIAS LOUREIRO...
[500] -- ...sabe muito. Muito mesmo...

# posted by PG : 21:20"

bloguitica

FIM DA FITA

"Juíza compromete Pinto da Costa

Favores aos árbitros visavam beneficiar o FC Porto e prejudicar o Sporting e o Benfica
Valentim e João Loureiro também indiciados por corrupção


A JUÍZA do processo «Apito Dourado», Ana Cláudia Nogueira, concluiu que Pinto da Costa é pessoalmente responsável por ofertas a árbitros, incluindo o serviço de prostitutas. E esses «presentes» não eram feitos por «filantropia» mas para obter contrapartidas no terreno desportivo. Contrapartidas que tinham por objectivo beneficiar o FC Porto e prejudicar o Sporting e o Benfica. O despacho, cujas linhas gerais foram reveladas ao EXPRESSO por fonte judicial, refere o desafio Porto-Estrela da Amadora, realizado em 24 de Janeiro de 2004 - onde, segundo a juíza, houve muitos erros de arbitragem que o próprio árbitro, Jacinto Paixão, posteriormente reconheceu. Esses erros favoreceram sistematicamente o FC Porto. »"

(do expresso)


Aproxima-se a hora, ao fim de tantos anos...

Ao conhecido contrafactor dá-lhe, com os nervos, para fugir para a frente: comprou mais um jogador (2,3 milhões) e contratou mais um treinador,o quarto numa época!

Será que na sad portista ainda ninguém reparou onde isto vai acabar?

A inefável carolina, essa, já percebeu o fim da fita.
Fina.


CrsDval

15.4.05

SINTRO MUITO

"Soares vai candidatar-se à Câmara de Sintra"
(diario digital)


Aqui vem a ponto dizer, como Lopo de Vega (Arte Nueva de Hacer Comedias):

"Sustento en fin lo que escribi y conozco
Que aunque fuera mejor de otra manera
No tuvieram el gusto que han tenido
Por que as veces lo que és contra el justo
Por la misma razón deleita el gusto."


(perfil do candidato)
crisDVal

AO MÍNIMO

Santana Lopes não é candidato à Câmara, diz Dias Loureiro
(diario digital)

Se o abramovich luso o diz...

Vai sendo, então, tempo de dizer adeus ao entojo.

Despedida da zona da política real, que ainda vamos tendo, ou recuperando, já que do "palco da politiqueira labrega", a exemplo das cinhas, lilis e quejandos, daí não arreda o falaz.

Não tem outro préstimo.

Ficará da sua passagem pelo mundo real este resumo (benévolo) de José Gil (Portugal Hoje - O medo de Existir):

"
...
A governação de santana lopes vive largamente desse descaramento político, cuja aceitação (e portanto, eficácia) já vem de trás...
Descaramento sem vergonha, que reduz ao mínimo aquele muro de decência e de moral que tem regulado o comportamento dos políticos, sem que haja uma regra que delimite claramente a zona do que é permitido politicamente e a zona em que a moralidade (quer dizer, a dignidade pessoal, a correcção, o respeito pelos concidadãos, numa palavra, a civilização) impede certo tipo de atitudes.

..."



bvta