Hamlahak
"East Timor in the grip of machete gang war "
"East Timor in the grip of machete gang war "
«Na sua opinião, foram "a insatisfação generalizada" da população, devida à "falta de emprego, de dinheiro e de pão para a boca", e a "frustração das expectativas de mudança em relação ao Congresso da FRETILIN" que, "aliadas à tensão", conduziram à actual situação.»
A torturante incubação do MIC, se revela o que sempre se adivinhou acerca do episódio - que ninguém, entre promotores e putativos destinatários, liga ao assunto – exibe, ainda assim, uma simpática faceta castiça, muito própria dos lusos: o amor pela tertúlia que, a par daqueloutro pelo bacalhau de cebolada, leva directamente à pândega.
"a propter vitam, vivende perdere causas"
"... Como de costume, Mario Vargas Llosa di-lo melhor que ninguém.
I consider myself a liberal. I know many people who are liberals, and many more who are not. But, throughout a career that is beginning to be a long one, I have not known a single neoliberal.What does a neoliberal stand for? What is a neoliberal against? In contrast with Marxism, or the various kinds of fascism, true liberalism does not constitute a dogma, a closed and self-sufficient ideology with prefabricated responses to all social problems. Rather, liberalism is a doctrine that, beyond a relatively simple and clear combination of basic principles structured around a defense of political and economic liberty (that is, of democracy and the free market), welcomes a great variety of tendencies and hues. What it has not included until now, nor will it include in the future, is that caricature furnished by its enemies with the nickname neoliberal.
A "neo" is someone who pretends to be something, someone who is at the same time inside and outside of something. It is an elusive hybrid, a straw man set up without ever identifying a specific value, idea, regime, or doctrine. To say "neoliberal" is the same as saying "semiliberal" or "pseudoliberal." It is pure nonsense. One is either in favor of liberty or against it, but one cannot be semi-in-favor or pseudo-in-favor of liberty, just as one cannot be "semipregnant," "semiliving," or "semidead."
The term has not been invented to express a conceptual reality, but rather, as a corrosive weapon of derision. It has been designed to devalue semantically the doctrine of liberalism. And it is liberalism - more than any other doctrine - that symbolizes the extraordinary advances that liberty has made in the long course of human civilization."
Via Johan Norberg
- por HFerreira @ 00:15
(in insurgente)
"Timor lembra o conceito de "Estado falhado", diz Jorge Miranda. O conceito de "Estado falhado" ( como na Serra leoa, Somália, Libéria ou Sudão) reúne um conjunto de critérios que mostra a incapacidade do Governo central de controlar a maioria do território."
"Je réalise mon rêve. Je rentre à la maison (...). J'espère apporter une grande joie aux supporteurs du Benfica", a déclaré le joueur... présent au stade de la Luz à Lisbonne."
"...Em retrospectiva, como qualquer observador do que se passa em Timor-Leste sabe, nada de significativo foi feito para os solucionar.
Silhueta de pirata nostálgico, tesourando o chão a passadas sonâmbulas"
Quando a própria eurodeputada Ana Gomes tem esta percepção das coisas (via Lusa: http://intranet.ring.gov.pt/noticias/bd_lusa_noticia.asp?id=583073&modo=4) , isso quer dizer que a realidade, nua e crua , emergiu, já sem disfarces possíveis.
Passados que foram 7 meses das eleições autárquicas, Manuel Maria Carrilho reaparece.
O mais recente relatório anual sobre disputas internacionais da Agência Central de Informações dos Estados Unidos da América (CIA) volta a incluir o contencioso de Olivença, que o direito internacional indica como território português |
«Portugal não reconhece a soberania de Espanha sobre o território de Olivença, com base numa diferença de interpretação do Congresso de Viena de 1815 e do Tratado de Badajoz de 1801», lê-se no relatório da CIA. A listagem anual da agência norte-americana é habitualmente usada como suporte de trabalho pelos órgãos de comunicação social e pelas chancelarias (in jornal digital) crisdovale |
Por uma vez, (na sic-noticias, 21.30)um politico português, Ângelo Correia, mostrou conhecer a história de Timor, saber o que se está a passar no território e perceber porquê.
The Situation Is Hopeless, but Not Serious
"Faça-se de vítima, queixe-se, isso rende mais do que estar para aí com explicações."
"Talvez alguns governantes (nem todos) raramente se lembrem de que fazem parte de um governo 'socialista', para quem as pessoas têm de estar em primeiro plano"
«O major Reinaldo repetiu hoje a acusação de que foi Mari Alkatiri a ordenar directamente às Forças Armadas, na pessoa do chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Lere Anan Timor (segundo da hierarquia militar), que substituíssem a polícia nos confrontos em Díli, sem dar conhecimento ao Presidente da República, como obriga a lei orgânica das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL.) "A realidade é que o coronel Lere, sabendo que o Brigadeiro- General Taur Matan Ruak (o "número um" das Forças Armadas timorenses) estava fora do país, recebeu ordens do primeiro-ministro (") sem consultar o Presidente (Xanana Gusmão) enquanto Comandante-Supremo", referiu Alfredo Reinado.»
"Uma verba que se situará entre 100 milhões e 150 milhões de euros deverá ser paga pelo Estado português à Norscut, consórcio dominado pelo grupo francês Eiffage a quem foi adjudicada a construção e a exploração do IP3/A24 entre Viseu e Chaves.
"As reformas em Portugal são um adorno clássico do Ministério - como o correio, como os bordados da gola!
" Tem quatro séculos de existência, e começou logo com bons juros, dobrando o dinheiro em quatro anos, como se dizia na forte linguagem do tempo. No fim de cada gerência, saía-se sempre empenhado, pagando-se mais tarde, quando se podia.
É pá, Bruno, tem calma. Espera lá aí... que as coisas da bola são complexas.
Ponto nº1 - A gestão de expectativas foi soberba.
Alkatiri, cantando uma canção, ao que parece feita para o efeito, já contabilizados os seus noventa e muitos por cento de mãos ao ar. Emocionado, e com muitas razões para o estar. Longe dele, já demasiado longe, Xanana também estará emocionado, por tantas ou mais razões. Ana Gomes, que "ama" Timor, com a chancela do amorosamente correcto, festejando na sic-noticias o quarto aniversário, com crise de "crescimento democrático", diz ela, mas também com "crescimento económico". Barbedo de Magalhães, outro dos vultos que oficialmente "ama Timor", diz que se há nuvens, e, concede, algumas pairam, a culpa e a causa, bem prensado tudo o que diz, é da Austrália e da sua sede de petróleo. Apesar de, lembra tranquilo, o mesmo país, talvez pelo gosto do paradoxo, ter tido no passado algumas acções bem"positivas".
Para saber realmente o que motivou a desistência de Guterres seria preciso perguntar ao Vitor Costa. Ele sabe.
"Díli, 18 Mai (Lusa) - José Luís Guterres, candidato à liderança da FRETILIN, vai desistir da corrida, declarou hoje o próprio à agência Lusa.
«Needed: Holistic support of Middle Eastern democracy», por Danielle Pletka
Hoje e amanhã haverá jogo de peças, com resultado importante para o futuro próximo de Timor.
Depois da "expulsão" no jogo com o Chelsea, do penalty perdoado no estádio da Luz e do golo do Milan que não contou,
Atmosfera densa em Dili, com dois apontamentos a registar: a manifestação clara de apoio a Alkatiri por parte de Rogério Lobato, que vinha dando sinais muito ambíguos quanto à sua posição no braço de ferro em curso; as declarações politicamente devastadoras para o Primeiro Ministro serena e detalhadamente feitas pelo Major Reinaldo (alvo de recentes e rasgados elogios de Xanana Gusmão) :
O bispo de Baucau rompeu ontem o silêncio da Igreja Católica acerca da crise que se vive em Timor-Leste para acusar o Governo, liderado por Mari Alkatiri, de estar a actuar sem ter em conta a opinião das respectivas populações. (....) "O que eu me interrogo é como é que problema institucional, militar e restrito foi empolado até se transformar num problema nacional." (in DN-17.5) crisdovale |
"O dirigente socialista Manuel Alegre convocou os apoiantes da sua candidatura presidencial que integram informalmente o Movimento Intervenção e Cidadania (MIC) para uma reunião no próximo dia 27, com o objectivo de oficializar aquele movimento."
Que hei-de eu fazer deste saco com um milhão de votos?
Devia ter falado com o Joaquim Ferreira do Amaral.
crsdovale
ANÍBAL ÀS PORTAS: Fernando Santos já está em segundo lugar no inquérito on-line de "A Bola", destinado a preparar o terreno. Não esmoreceremos! Todos a Canas!
"É preciso dar oportunidade à ousadia e ao risco, de modo a que o gosto pelo êxito supere o medo do fracasso”
«Seria um conselho constituído por personalidades e líderes empresariai s nacionais e estrangeiros, com conhecimento e experiência da economia global», acrescentou, definindo três «grandes objectivos» para este novo órgão da COTEC.
«Contribuir para a compreensão e a divulgação do fenómeno da globalização e das suas implicações» foi o primeiro desses objectivos enumerados por Cavaco Silva, que referiu que o novo órgão da COTEC deve também criar em Portugal um «sentido de urgência para as mudanças necessárias ao sucesso no mundo globalizado» e «mobilizar energias».
Finalmente, o conselho proposto pelo Presidente da República deve «criar e estreitar laços entre líderes de empresas internacionais e de empresas portuguesas com ambição de vencer e dar mais visibilidade económica a Portugal».
Para Cavaco Silva, é necessário apostar na inovação - que «é a chave do sucesso», sublinhou -, criar «um enquadramento favorável à disseminação do conhecimento, das tecnologias e das melhores práticas» e incluir a «formação para o empreendedorismo» nos currículos das escolas, universidades e associações empres ariais.
«O empreendedorismo não nasce de geração espontânea. Esta é uma das mudanças mais importantes que temos de introduzir no nosso País: apostar na formação como vector decisivo do desenvolvimento», salientou, apontando a «responsabilidade especial» das universidades neste domínio.
A este respeito, o Presidente da República considerou necessário enfrentar «o problema de governação» das universidades portuguesas.
Depois, prosseguiu, as empresas «devem pensar em novos mercados» e «alargar o seu campo de acção» e a «comunidade de investidores», sendo também necessária «uma administração pública ágil, célere e transparente», bem como «uma justiça eficiente e credível».
«Outros países, como a Holanda, a Áustria, a Dinamarca, a Finlândia ou a Irlanda, estão a aproveitar bem as vantagens da globalização. Se outros conseguiram, porque não há-de Portugal conseguir também?», questionou o Chefe de Estado.
É ainda necessário, acrescentou, «mobilizar os autarcas», além das escolas, institutos e universidades, para promover a competitividade e inovação.
«Não está nas nossas mãos travar o movimento da globalização, mas está ao nosso alcance tudo fazer para aproveitar as oportunidades que ela oferece. Insisto, é uma tarefa de todos: governo, parceiros sociais, sociedade civil, empresas, cidadãos», vincou, salientando que «o sucesso no mundo global é a condição» para a recuperação da economia nacional."
Diário Digital / Lusa
Quim, Luisão, Karagounis, Petit, Simão, Nuno Gomes, Mantorras , (mais os sub-21) Manuel Fernandes e Nelson.
Em Timor, vai ganhando forma a prevalência de uma linha protagonizada por José Luis Guterres/Abel Ximenes, que conta com a expectativa (pelo menos) benevolente da Igreja, de Xanana Gusmão, de Ramos Horta e, ainda, a do verdadeiro power broker deste xadrez, Rogério Lobato.
Primeiro foi Jorge Sampaio. Nomeado representante do actual presidente da república para o representar na tomada de posse do presidente da Costa Rica.
Close allies of Tony Blair say that he has warned Gordon Brown he will not endorse him as his successor if he is "deposed" as Prime Minister before he is ready to stand down.
Mr Blair is said to have issued the threat last week after Mr Brown recalled the way Margaret Thatcher was forced out by her own party in 1990. "Remember that when Margaret Thatcher left, it was unstable, it was disorderly and it was undignified," the Chancellor told GMTV.
According to allies, the Prime Minister viewed Mr Brown's remarks as a "naked threat" to force him out of office. One said: "It was communicated to Gordon that if Tony was deposed, he and his supporters would not support Gordon as the next leader."
Blairites deny they plan to put up a rival candidate against Mr Brown, the overwhelming front-runner to succeed Mr Blair. Yesterday friends of John Reid, the Blairite Home Secretary, dismissed reports that he was canvassing support for a leadership bid.
(The Independent-15.5)
A Afinsa foi fundada por um português há muito radicado em Espanha - Albertino de Figueiredo.
Poser une question qui ne se pose pas est le plus sûr moyen de prouver qu'elle se pose.
"O Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, pediu hoje ao líder da facção militar contestatária estacionada em Aileu, o major Alfredo Reinado, que mantenha a ordem no país. No final do encontro, o militar garantiu que iria “tentar fazer a diferença” em Timor-Leste."
"Faça-se de vítima, queixe-se, isso rende mais do que estar para aí com explicações."
Escreve (no DN de 13.5) a brilhante e desassombrada ( e belíssima) Fernanda Câncio:
“Está finalmente na posse de todos os seus defeitos”
Com a devida vénia ao Atento, um recuerdo de uma das melhores equipas de futebol de todos os tempos.
(Ganhou o Campeonato Nacional sem derrotas. Em toda a história do futebol nacional só uma outra equipa, também do SLB, liderada por John Mortimore, conseguiu terminar o campenato sem qualquer derrota)
bruno ventana
"Timor-LesteGoverno distribui arroz para incitar regresso das montanhas
"Laurent Robert a caminho do Glasgow Rangers"
"Manuel Maria Carrilho apresenta na quinta-feira um livro que promete causar polémica nos meios políticos e comunicação social."(diario digital)
"President George W Bush has been encouraging his younger brother Jeb to run for the White House."
"Era ele, de todos os homens que conheci, o mais complexamente civilizado — ou, antes, aquele que se munira da mais vasta soma de civilização material, ornamental e intelectual.
La verdad es lo que es
Os macacos do Jardim Zoológico animam-se. Com a Primavera, aumenta (muito) a expectativa de uma visita do Divino. E ele é muito patusco.
Depois do que se passou no congresso do CDS-PP, facilmente se retira a conclusão que mais valia não se ter realizado a referida reunião partidária.
No dia 16 de Março, aqui, chamei a atenção para o facto de Suzana Toscano e David Justino, se encontrarem numa posição insustentável, acumulando a sua condição de assessores de Cavaco Silva, com a de participantes no blog "Quarta República".
A morte / conta-se / vivendo
Doutorado pela Universidade de Oxford, em 1972, António Xavier publicou mais de 220 artigos científicos ao longo da sua carreira e era considerado um dos mais conceituados investigadores na sua área em Portugal.
Membro da Academia das Ciências desde 1988, Xavier tinha sido nomeado para receber este ano a Eurobic Medal, um prestigiada distinção internacional no campo da bioquímica, atribuída de dois em dois anos a investigadores de reconhecido mérito. A atribuição da medalha deveria acontecer no início do próximo mês de Julho"
(in publico-8.5)
Um dos portugueses mais brilhantes da sua geração.
bruno ventana